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Caixa vai liberar novo benefício para quem paga contas de água e luz em dia

Novo benefício da Caixa deve chegar para os brasileiros em breve. Saiba como ele vai funcionar e quem terá acesso!

Em entrevista exclusiva para a Exame, o novo presidente da Caixa, Carlos Vieira, anuncia uma novidade para as pessoas que pagam as suas contas de água, luz, telefone e outras contas de consumo em dia. De acordo com ele, em 20 dias um novo benefício da Caixa estará disponível para esse público.  

Para Vieira, essa será uma forma de atender ao desejo do presidente Lula: trazer a população de baixa renda para o consumo. Assim, o presidente da estatal disse que, agora, esse grupo poderá comprar de tudo com o novo programa.  

Ainda não há muitas informações sobre como vai funcionar esse novo benefício da Caixa. Apenas que ele vai considerar o histórico de pagamento e o comportamento financeiro dos brasileiros de baixa renda.  

Como vai funcionar o novo benefício da Caixa? 

O novo benefício da Caixa será uma linha de crédito exclusiva para os brasileiros de baixa renda. Ele vai usar uma metodologia chamada de behavior score (pontuação de comportamento, em tradução livre).

Dessa forma, ele vai analisar informações como se o nome da pessoa está ou não incluído em listas de proteção ao crédito e se ela paga as contas em dia.  

Para Carlos Vieira, esse novo benefício da Caixa não será uma linha de microcrédito pessoal, mas uma forma de dar acesso ao crédito a esse grupo. Vieira ainda garante que quem contratar esse serviço poderá gastar o dinheiro com o que quiser.  

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Uma mão entregando notas de 100 para outra, representando empréstimo para pessoas baixa renda.
Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com

Baixa renda no mercado de capitais 

Além do novo benefício da Caixa, o presidente da estatal prepara uma outra novidade para a população de baixa renda, a sua inclusão no mercado de capitais. Entretanto, ainda não existem informações sobre como isso vai funcionar.  

Para o novo chefe do banco, esses novos serviços são uma forma de fidelizar os clientes, algo que a Caixa busca melhorar. Atualmente, dos 150 milhões de consumidores da estatal, apenas 30 milhões são fidelizados, o que representa cerca de 20%. 

Imagem: Alf Ribeiro / shutterstock.com