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Capitais brasileiras podem ter ônibus DE GRAÇA; mais de 70 cidades já têm passe livre

Projeto já está em vigor em 74 municípios. Confira aqui as cidades do Brasil que podem aderir ao Passe Livre!

A adesão ao passe livre está crescendo nas cidades brasileiras. Ao todo, 74 já aderem ao programa de custo zero nas passagens de ônibus. Em sua maioria, elas estão localizadas em São Paulo e Minas Gerais, sendo 21 municípios paulistas e 18 mineiros. Ademais, as capitais desses estados já estão estudando aplicar a medida.

São Paulo ofereceu um plano para a viabilização do passe livre no final do ano passado. Ele se chama “Tarifa Zero” e a SPTrans, empresa responsável pelo transporte público, já iniciou a análise. Esse movimento está presente no país desde 2013, com as manifestações realizadas pela população na época.

Quem teria acesso a ônibus de graça?

Na capital paulista, os vereadores propuseram um projeto de lei, no dia 15 de junho, relativo ao passe livre. Nesse sentido, os contemplados seriam pessoas de baixa renda, como inscritos no CadÚnico, e desempregados presentes no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Por outro lado, em Belo Horizonte, a Câmara dos Vereadores já aprovou o passe livre para estudantes e mulheres vítimas de violência em deslocamento para atendimento. Ainda, moradores de favelas e comunidades carentes também podem andar de ônibus de graça no município.

Além disso, a prefeitura já foi autorizada a destinar recursos para proporcionar o transporte gratuito a todos os moradores da cidade em domingos e feriados.

Demanda por transporte público diminuiu

Outras sete capitais brasileiras já estão debatendo a adesão ao passe livre. São elas: Campo Grande, Teresina, Fortaleza, Curitiba, Florianópolis, Palmas e Cuiabá. Assim, as Casas parlamentares estão avaliando as condições para a implementação do programa, tornando o acesso ao meio mais viável.

Por fim, vale citar que o setor ainda não se recuperou por completo da crise da Covid-19. Segundo a Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), o público que utiliza o transporte público teve uma queda de 20% após a pandemia. Em fevereiro de 2023, a quantidade de passageiros foi o equivalente a pouco mais de 80% da registrada no mesmo mês, em 2020.

Imagem: Joa Souza/ shutterstock.com