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Carro da Volkswagen tira nota máxima e é um dos veículos mais seguros do Brasil

Em levantamento feito pelo Latin NCAP, carro da Volkswagen acaba tirando a nota máxima e é apontado como um dos mais seguros do país. Veja!

A segurança automotiva é uma preocupação constante para motoristas e passageiros, assim, a busca por veículos com altos padrões de segurança tem sido uma prioridade para muitos consumidores. Recentemente, um carro da Volkswagen obteve ótimos resultados em um importante levantamento.

A marca tem investido em tecnologias avançadas e rigorosos protocolos para garantir um desempenho positivo nos seus carros em termos de segurança, algo que foi confirmado nos testes feitos pelo Latin NCAP.

Veja qual carro da Volkswagen foi bem avaliado

O sedã da Volkswagen, VW Virtus, conquistou as cobiçadas cinco estrelas máximas em segurança no novo protocolo de testes do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (2020-2024).

Esses resultados positivos são fruto de um conjunto de fatores, incluindo a boa lista de equipamentos de segurança do modelo produzido em São Bernardo do Campo (SP). Entre os destaques estão: os seis airbags de série e sistemas de assistência ao motorista, alinhando-se às recomendações do Latin NCAP.

É importante ressaltar que o VW Virtus já havia obtido cinco estrelas em avaliações anteriores, quando fabricado na Índia. Agora, o órgão testou as unidades produzidas no Brasil para garantir que ambos os modelos, de diferentes origens, apresentassem o mesmo desempenho de segurança.

Entenda como é feito a auditoria da Latin NCAP

O teste do Latin NCAP (2020-2024) segue um protocolo dividido em quatro grupos de avaliação para determinar a segurança dos veículos.

O primeiro grupo é a proteção aos ocupantes adultos, que engloba uma série de ensaios como:

  • O impacto frontal contra uma barreira deformável a 64 km/h com 40% de sobreposição da frente do veículo;
  • O impacto lateral contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo;
  • E o impacto lateral contra um poste.

O segundo grupo de avaliação é dedicado à proteção aos ocupantes crianças, onde são realizados testes com cadeirinhas e sistemas de retenção infantil.

Já o terceiro grupo avalia a proteção aos pedestres, que inclui testes de impacto com o veículo para verificar como o carro se comporta em relação à segurança dos pedestres em casos de colisão.

Por fim, o quarto grupo de avaliação é voltado para os sistemas de assistência ao condutor, que englobam tecnologias de segurança ativa como, frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão frontal e controle de estabilidade, entre outros.

Imagem: Evannovostro / Shutterstock.com