Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Carros elétricos: quem é o real responsável pelo custo de carregamento nos condomínios?

Saiba mais informações sobre a nova realidade dos condomínios com o crescimento dos carros elétricos entre os moradores!

Nos últimos tempos, cada vez mais, nota-se a presença de carros elétricos em condomínios, destaca-se uma nova demanda nesse cenário: a necessidade de uma infraestrutura adequada para o carregamento desses veículos.

Contudo, a pergunta que fica é: quem deve arcar com os custos dessa energia? Saiba mais informações sobre o tema na sequência!

Ascensão dos carros elétricos no Brasil

carro elétrico barato
Imagem: Showmetech / Shutterstock.com

Até o ano de 2023, o Brasil registrou a venda de mais de 93 mil carros elétricos zero quilômetro. Em decorrência disso, os condomínios residenciais estão se adaptando para atender a esta nova demanda, organizando locais específicos para o carregamento desses veículos.

Tanto para aqueles que possuem carros elétricos quanto para aqueles que optam por alugá-los por meio de assinaturas mensais, é crucial contar com facilidades para recarregar suas baterias. Com isso, torna-se indispensável que empreendimentos imobiliários ofereçam pontos de carregamento.

Quem paga a conta do carregamento, afinal?

Com o aumento da utilização de veículos elétricos, muitos se questionam sobre a forma de cobrança da energia necessária para o seu recarregamento. Logo, a conta recai sobre os moradores do condomínio, que pagam pela energia consumida. Este valor pode ser contabilizado individualmente ou dividido entre todos os usuários, dependendo do sistema adotado pelo condomínio.

Ademais, existem várias maneiras de carregar um carro elétrico, e as instalações nos condomínios devem se adaptar para cada uma delas. Alguns veículos podem ser carregados em tomadas domésticas comuns, utilizando os cabos que acompanham o veículo.

Assim, essa opção é ideal para quem costuma deixar o carro carregando por períodos mais longos, como durante a noite, por exemplo. Outros veículos utilizam carregadores rápidos, que enchem a bateria de forma mais rápida.

Adaptação dos condomínios

A instalação de estações de carregamento nos condomínios é uma tendência recente que ainda está em processo de aprimoramento. À medida que mais pessoas optam por veículos elétricos, a infraestrutura de carregamento também evolui, possibilitando mais eficiência e acessibilidade.

Veja também:

INSS: trabalhadores com problema no joelho podem se aposentar?

Por fim, esse movimento atende à demanda atual e ainda incentiva mais pessoas a escolherem carros elétricos, contribuindo para um futuro mais sustentável e com a diminuição da poluição.

Imagem: Showmetech / Shutterstock.com