Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Carros menos seguros do Brasil são revelados; veja se o seu está na lista

Descubra os carros menos seguros do Brasil. Verifique se o seu está na lista e tome medidas para garantir sua segurança.

Os carros Citroën C3 e o Jac E-JS1 estão dominando as manchetes, após o Latin NCAP avaliá-los como os veículos mais inseguros do Brasil. O Latin NCAP é um órgão de extrema importância na avaliação de segurança veicular.

Essa análise considerou somente os testes feitos em 2023, e trouxe à tona alguns detalhes importantes que não podem ser ignorados pelos motoristas. Um dos mais preocupante seria o desempenho do JAC E10x, primeiro veículo elétrico avaliado pelo Latin N-Cap.

Detalhes da análise do carro Citroën C3

O Citroën C3, produzido no Brasil, se destaca por ter dois airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão. No entanto, o Latin NCAP avaliou negativamente a estrutura do veículo.

carros menos seguros do Brasil
Imagem: Virrage Images/shutterstock.com

A análise feita pelo instituto avaliou vários aspectos, como proteção contra impactos frontais e laterais, chicotada cervical (whiplash), proteção para pedestres e ESC. A avaliação indicou que a proteção ao peito do condutor ficou aquém do esperado, e a eficácia na proteção contra chicotadas cervicais no pescoço de adultos foi considerada ineficaz.

Veja também: Marketplace do Magalu tem mais de 300 mil vendedores

Dados alarmantes do Jac E-JS1

Outro veículo postado sob análise foi o Jac E-JS1, também conhecido popularmente como E-JS1. A Latin NCAP aponta uma preocupação com a baixa performance do JAC e com a ausência de resposta do fabricante sobre os problemas apresentados na análise.

Ademais, o Secretário Geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, fez questão de ressaltar que, na opinião dele, o resultado demonstrou que a associação de veículos elétricos com alta tecnologia e maior segurança não passa de um mito.

Posicionamento da JAC e Stellantis

Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, reforçou a necessidade de segurança, afirmando que é alarmante como a Stellantis desconsidera repetidamente a segurança básica para os latino-americanos. Em contrapartida, a Stellantis declarou que reforça seu compromisso com a constante evolução da segurança.

O Latin NCAP, então, incentivou vigorosamente a empresa a revisar esses requisitos, que estão longe do recomendado e do que os consumidores merecem. Por outro lado, se o intuito é aliar performance, um design impactante e nota máxima em segurança, vale a pena conhecer o Dolphin, da BYD.

Com nota 5 estrelas, este veículo obteve aprovação em um dos testes mais rigorosos da Euro NCAP. No mercado de segurança automotiva, ele é um forte contraponto aos veículos mal avaliados, mostrando que é possível alinhar tecnologia e segurança.

Imagem: tawatchai07/Freepik