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Cartão Clonado: o que fazer e como se proteger em caso de fraude!

O primeiro passo é entrar em contato com o seu banco e pedir o cancelamenro do cartão

Você recebeu cobranças indevidas no cartão? Esse pode ser um sinal de que ele foi clonado. Isso acontece quando todos os dados presentes no seu cartão são transferidos para outro. Dessa forma, outras pessoas podem usar o seu nome e dados bancários para fazer compras.

A maioria dos cartões brasileiros possuem chip, o que dificulta a cópia dos dados e reduz o número de fraudes. Por conta disso, muitos golpistas deixaram de insistir na clonagem física, através de leitores alterados em máquinas de pagamento e caixas eletrônicos, para tentar nos meios digitais, como aplicativos e sites.

O que fazer caso o meu cartão seja clonado?

Com certeza, ter o cartão clonado é uma das piores situações financeiras que alguém pode passar, além da dor de cabeça, a burocracia para resolver a situação é enorme.

Mas, existe um passo-a-passo bem prático e rápido para se proteger caso seu cartão tenha sido clonado, veja, a seguir!

  1. Peça o bloqueio ou o cancelamento do cartão;
  2. Analise e reconheça cada cobrança indevida;
  3. Entre em contato com o banco e solicite o estorno dos valores que foram gastos no cartão;
  4. Faça um B.O (boletim de ocorrência), pois isso te protegerá de processos que possam chegar em seu nome devido à clonagem.

A situação é mais fácil de ser solucionada quando é o cartão de crédito que foi clonado. Ao entrar em contato com a agência emissora do cartão e alegar que não reconhece as compras que foram feitas nele, o cancelamento e estorno já é iniciado.

Com o cartão de débito, isso pode ser mais complicado. Pelos gastos serem debitados direto na conta, as cobranças não serão canceladas tão facilmente. Além de entrar em contato com o banco, pode ser necessário também acionar a justiça para conseguir recuperar o dinheiro.

Como é feito a clonagem de cartão?

Antigamente, esse tipo de fraude ocorria quando a tarja magnética do cartão era replicada por meio de uma maquininha ou caixa eletrônico adulterado. Como a tecnologia mudou, esse tipo de golpe já não é o mais comum.

Agora, muitas dessas fraudes ocorrem na internet. Nesse ambiente, os hackers podem roubar os dados do seu cartão de diversas formas. Por exemplo:

  • Em lojas falsas, os dados da vítima são roubados quando ela tenta realizar a compra do produto;
  • Programas espiões instalados no computador ou no celular ajudam a registrar os dados da vítima;
  • Por meio da invasão do banco de dados de uma loja ou prestador de serviços;
  • Páginas de pagamento falsas, que roubam as informações que forem digitadas.

Assim, os golpistas não precisam “clonar” o seu cartão. Basta que eles tenham todas as informações (número do cartão, data de vencimento, nome do titular e o código de segurança), para poder usá-lo em outras lojas e serviços online.

Como evitar a clonagem do cartão?

Para evitar as fraudes no cartão, você deve tomar alguns cuidados:

  1. Não passar informações bancárias e CPF para os outros;
  2. Nem enviar fotografias do seu cartão e de seus documentos pela internet;
  3. Não clicar em links desconhecidos antes de verificar a veracidade dos mesmos;
  4. Por fim, não acessar lojas e páginas online sem antes saber da procedência delas.

Quem paga a fatura do cartão clonado?

Se o seu cartão foi clonado e nele foram feitas várias compras não autorizadas, a vítima da clonagem não tem que pagar por essas transações. Isso porque a segurança dos dados é de inteira responsabilidade da operadora do cartão.

Se tudo for devidamente notificado e denunciado, o banco não pode fazer a cobrança dessas compras ao cliente que teve o seu cartão clonado. Ou seja, é obrigação da administradora emitir uma nova fatura, excluindo todos os débitos não reconhecidos.

Tem como descobrir quem clonou o meu cartão?

Infelizmente, a resposta é não. As instituições não são obrigadas legalmente a fornecer informações sobre o suposto comprador. E, mesmo que ela forneça, as chances do criminoso usar os próprios dados pessoais é muito pequena.

A melhor coisa a ser feita é deixar esse trabalho para a polícia, até porque esses golpistas podem ser pessoas perigosas.

Usaram um cartão clonado na minha loja, o que fazer?

O entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre essa situação é que o estabelecimento não pode ser responsabilizado pelo uso indevido do cartão.

O encarregado de resolver esse problema é a instituição financeira que emitiu o cartão, então, no máximo, o que você terá que fazer é entrar em contato com o banco para esclarecer essa situação.

Veja também o nosso vídeo sobre o assunto:

Imagem: Pheelings media / Shutterstock.com