Cartão clonado: saiba como resolver nos 4 maiores bancos do Brasil
Ter o cartão clonado é uma situação assustadora para as vítimas. No entanto, algumas medidas podem reduzir os danos. Veja!
Com o uso crescente de transações digitais, o número de casos de cartão clonado tem aumentado significativamente. Para lidar com essas situações fraudulentas, existem algumas medidas. Sendo assim, a primeira ação recomendada em casos de clonagem de cartão é entrar em contato com a instituição bancária responsável.
A comunicação oficial deve detalhar o incidente, solicitando o bloqueio do cartão e a contestação de todas as transações suspeitas. Nesse sentido, é importante registrar todos os detalhes do atendimento, incluindo números de protocolo e outros procedimentos realizados.
Além disso, a emissão do Boletim de Ocorrência é essencial para apoiar o processo de contestação junto ao banco. Com o documento, é mais provável que a instituição financeira identifique a discrepância entre as compras realizadas pelos golpistas e as usuais do consumidor.
Como resolver a situação de cartão clonado com Itaú e Bradesco
Os clientes dos bancões Itaú e Bradesco podem resolver a situação de um cartão clonado por meio do aplicativo de forma simples. Confira o passo a passo.
Itaú
Acesse a plataforma e siga o passo a passo:
- Procure pela opção Produtos e clique em Cartões;
- Selecione Contestar Compra;
- Vá em Reportar Problema;
- Em seguida bloqueie o cartão de crédito.
Bradesco
No app do Bradesco, faça o seguinte:
- Clique na compra que será contestada;
- Selecione a opção Não reconheço a compra;
- A plataforma dará a opção de bloquear o cartão ou não.
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Resolvendo o problema do cartão clonado na Caixa e no Banco do Brasil
Para os clientes dos bancos públicos, as instruções para lidar com um cartão clonado também são simples. Veja.
Caixa
No aplicativo Cartões Caixa:
- Busque por Histórico de Compras;
- Abra o detalhamento e toque em Contestar;
- Informe o motivo;
- Realize o bloqueio temporário do cartão.
Banco do Brasil
Por fim, no Banco do Brasil, o usuário deve:
- No Menu da plataforma, clique em Cartões;
- Vá em Consultar Fatura;
- Depois, clique em Consultar compras no crédito;
- Selecione o cartão e a compra;
- Clique em Contestar;
- Após o procedimento, bloqueie o cartão.
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