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Cartão clonado: saiba como resolver nos 4 maiores bancos do Brasil

Ter o cartão clonado é uma situação assustadora para as vítimas. No entanto, algumas medidas podem reduzir os danos. Veja!

Com o uso crescente de transações digitais, o número de casos de cartão clonado tem aumentado significativamente. Para lidar com essas situações fraudulentas, existem algumas medidas. Sendo assim, a primeira ação recomendada em casos de clonagem de cartão é entrar em contato com a instituição bancária responsável. 

A comunicação oficial deve detalhar o incidente, solicitando o bloqueio do cartão e a contestação de todas as transações suspeitas. Nesse sentido, é importante registrar todos os detalhes do atendimento, incluindo números de protocolo e outros procedimentos realizados.

Além disso, a emissão do Boletim de Ocorrência é essencial para apoiar o processo de contestação junto ao banco. Com o documento, é mais provável que a instituição financeira identifique a discrepância entre as compras realizadas pelos golpistas e as usuais do consumidor.

Como resolver a situação de cartão clonado com Itaú e Bradesco 

Os clientes dos bancões Itaú e Bradesco podem resolver a situação de um cartão clonado por meio do aplicativo de forma simples. Confira o passo a passo.

Itaú

Acesse a plataforma e siga o passo a passo:

  • Procure pela opção Produtos e clique em Cartões;
  • Selecione Contestar Compra;
  • Vá em Reportar Problema;
  • Em seguida bloqueie o cartão de crédito.

Bradesco 

No app do Bradesco, faça o seguinte:

  • Clique na compra que será contestada;
  • Selecione a opção Não reconheço a compra;
  • A plataforma dará a opção de bloquear o cartão ou não.

Veja também: Como o Pix funciona para PJ? É pago? Entenda

Mulher assustada com cartão de crédito clonado na mão
Imagem: Pheelings media / Shutterstock.com

Resolvendo o problema do cartão clonado na Caixa e no Banco do Brasil 

Para os clientes dos bancos públicos, as instruções para lidar com um cartão clonado também são simples. Veja.

Caixa 

No aplicativo Cartões Caixa:

  • Busque por Histórico de Compras;
  • Abra o detalhamento e toque em Contestar;
  • Informe o motivo;
  • Realize o bloqueio temporário do cartão.

Banco do Brasil 

Por fim, no Banco do Brasil, o usuário deve: 

  • No Menu da plataforma, clique em Cartões;
  • Vá em Consultar Fatura;
  • Depois, clique em Consultar compras no crédito;
  • Selecione o cartão e a compra;
  • Clique em Contestar;
  • Após o procedimento, bloqueie o cartão. 

Imagem: Pheelings media / Shutterstock.com