Cartão clonado: saiba o que fazer quando isso acontecer
Seu cartão de crédito ou débito foi clonado? Confira aqui como identificar o golpe e o que fazer em seguida!
O golpe do cartão clonado se tornou uma prática recorrente. Isso acontece quando alguém rouba os dados do seu cartão de crédito ou débito e o utiliza para fazer compras em seu nome, deixando a dívida para você pagar posteriormente.
No início, esse tipo de golpe era feito copiando os dados que haviam na tarja preta, que ficava no verso do cartão. Assim, quando o cliente passava o cartão da maquininha, seus dados eram copiados e posteriormente utilizados para fazer compras.
Atualmente, a maioria dos cartões possuem chip, o que dificulta o roubo de dados. Entretanto, os criminosos sempre arrumam um meio de roubar as informações, por isso é importante ficar atento e se prevenir. Saiba mais a seguir!
Como fazem a clonagem
O cartão pode ser clonado tanto ao usar ele online ou em estabelecimentos físicos. Isso porque máquinas de cartão e caixas eletrônicos podem ter o leitor de cartão adulterado para fazer a cópia das informações contidas na trilha magnética.
Já nas lojas online ou aplicativos, seus dados podem ser roubados ao preencher as informações solicitadas para fazer o pagamento. Por isso, o ideal é pesquisar a reputação do site ou aplicativo na internet antes de realizar uma compra.
Como saber que o cartão foi clonado
Para identificar um cartão clonado, basta ficar atento às seguintes movimentações:
- Receber notificações de compras que você não fez;
- Não reconhecer algumas compras quando receber a fatura;
- Registro de saques em horários ou dias em que você não realizou movimentações.
Normalmente, após identificar algum tipo de atividade suspeita, a própria operadora do cartão já realiza o bloqueio da compra para evitar que o golpe aconteça. Mesmo assim, é necessário ficar atento a movimentações estranhas.
O que fazer após ter o cartão clonado?
Ao identificar que o seu cartão foi clonado e está sendo usado indevidamente, é necessário tomar as providências imediatamente para interromper a ação dos criminosos. Para isso, siga os passos:
- Entre em contato com o banco ou operadora do cartão para solicitar o bloqueio ou cancelamento do mesmo;
- Analise o extrato ou fatura do cartão para identificar as compras ou movimentações que não foram feitas por você;
- Registre um B.O (Boletim de Ocorrência) em uma delegacia ou através da delegacia online do seu estado;
- Avise seus contatos sobre o ocorrido, pois os criminosos podem utilizar seus dados para cometer outros tipos de fraudes.
Caso seja provado que o cartão foi clonado, a vítima não precisa pagar pelas compras realizadas pelo criminoso. Neste caso, a operadora do cartão deve arcar com os prejuízos. Dessa forma, o estorno dos valores deve ser feito, ou será emitida uma nova fatura sem contabilizar as compras indevidas.
Imagem: Fizkes / Shutterstock