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Comprei um imóvel; preciso declarar no Imposto de Renda?

Descubra se é preciso declarar um imóvel financiado no Imposto de Renda e como fazer isso de forma correta!

Comprar um imóvel é um investimento significativo, e é normal que surjam dúvidas sobre a obrigatoriedade de declarar a compra no Imposto de Renda (IR)

Para esclarecer essa questão, vamos analisar alguns pontos importantes e explicar como fazer a declaração de forma correta.

Afinal, é preciso declarar um imóvel financiado?

A resposta para essa pergunta é “depende”. Caso a pessoa seja obrigada a enviar a declaração de IR, todo imóvel financiado precisará ser declarado. Do contrário, a declaração só é necessária se o valor total de bens ultrapassar R$ 300 mil.

A declaração de um imóvel financiado é importante porque esse tipo de bem tem alto valor, e a sua compra é uma evolução patrimonial significativa. Por isso, a Receita Federal exige que essa informação seja fornecida no IR. Essa regra também se aplica a imóveis que estão somente na planta.

Mas como declarar um imóvel financiado no IR?

Para declarar um imóvel financiado no IR, é importante reunir toda a documentação necessária. Ou seja, os comprovantes de pagamento das parcelas, entrada, FGTS e despesas cartorárias são alguns dos documentos que devem ser guardados e apresentados na declaração. 

Além disso, é necessário informar o valor total do imóvel e de todos os gastos relacionados à sua aquisição. Ao fazer a declaração, torna-se importante o cuidado para não incluir informações incorretas ou incompletas, podendo levar o contribuinte à malha fina. Por isso, siga atentamente as instruções a seguir para declarar corretamente o seu imóvel financiado no IR.

Passo a passo para declarar um imóvel financiado no IR:

  1. Reúna toda a documentação necessária;
  2. Calcule o valor total do imóvel: some todos os registros dos recibos coletados ao financiamento para determinar o valor total do imóvel;
  3. Acesse a plataforma do IR: pelo aplicativo, site ou sistema baixado;
  4. Selecione a aba “Bens e Direitos” no menu;
  5. Clique em “Novo” e escolha o “grupo” 01-Bens Imóveis e o “código” 11, 12 ou 13, dependendo se é um apartamento, casa ou terreno;
  6. Inclua dados sobre o imóvel na seção de “discriminação”, como endereço, área total, metros quadrados, forma de aquisição e entrada;
  7. Informe os gastos com tributos, FGTS e despesas cartorárias na mesma seção;
  8. Liste a data de aquisição e o número do IPTU;
  9. Acrescente o registro em cartório, incluindo número, data e nome do documento;
  10. No campo “situação em 31/12.2021”, informe os valores desembolsados no ano-calendário selecionado. Caso a compra tenha sido realizada em 2022, esse campo pode ser deixado em branco;
  1. Informe o total que pagou no ano anterior em “situação em 31/12/2022”, incluindo o financiamento e todos os gastos com o imóvel;
  2. Revise todas as informações comunicadas à Receita antes de enviar a declaração.

Imagem: 89stocker / Shutterstock.com