Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cartão de crédito afeta o score? Entenda

Descubra aqui se o seu cartão de crédito pode fazer seu score Serasa ficar baixo e veja algumas dicas para manter uma boa pontuação.

O uso do cartão de crédito é uma ótima saída, principalmente para compras de valores elevados. Nesse sentido, essa modalidade de pagamentos é uma das mais usadas pelos brasileiros. Mas diante disso, surge uma dúvida: seu uso pode diminuir o score da Serasa?

Quanto a isso, podemos dizer que especificamente o uso do cartão de crédito não irá afetar sua pontuação no órgão de proteção ao crédito. No entanto, se a Serasa identificar atrasos nos pagamentos e até mesmo dívidas em aberto, a pontuação pode, sim, ser afetada.

Isso porque a Serasa utiliza 4 critérios principais para calcular seu score, e um dos principais é justamente o histórico de pagamentos. Veja, a seguir, como funcionam esses critérios, na prática, e como manter sua pontuação saudável. 

Como funcionam os critérios do score de crédito da Serasa?

55% da análise da Serasa está relacionada ao seu perfil como pagador. Ou seja, as contas pagas em dia mantém seu score bom ou aumentam a pontuação, conforme a análise dos outros critérios.

No mesmo sentido, deixar de pagar as faturas do seu cartão de crédito implicará em uma pontuação menor. Em seguida, o seu registro de dívidas e pendências é analisado. Seu peso nesse cálculo é de 33%.

Quanto a isso, o órgão vai identificar falências no CPF, cheques sem fundo, dívidas negativadas, etc. Os fatores de menor peso, sendo ambos de 6%, são as consultas ao CPF e sua evolução financeira. 

O que o seu score diz sobre você?

Você pode fazer uma consulta do seu score através deste link. Se sua pontuação for entre 0 e 300, isso significa que as empresas te enxergam como um devedor, e com isso, a liberação de serviços como empréstimos e limites de crédito será mais difícil.

Entre 301 e 500 o risco de inadimplência é considerado baixo, enquanto entre 501 e 700 pontos as instituições identificam baixo risco de não pagamento. Por fim, se sua pontuação estiver entre 701 e 1000, haverá uma relação de confiança maior, pois neste caso, o risco de inadimplência é baixíssimo. 

Entenda como é possível manter uma boa pontuação na Serasa

Com as informações oferecidas, já é possível saber que o pagamento em dia garante uma boa pontuação. Além disso, outros fatores também influenciam, como, por exemplo, a negociação de dívidas. 

Atualmente, a própria Serasa possui seu portal Limpa Nome. Mas, além disso, de modo geral, as empresas, bancos e instituições estão sempre abertos a negociações. Por fim, em breve o governo lançará o programa Desenrola, que através de parcerias, irá oferecer condições especiais aos inadimplentes. 

Imagem: Dilok Klaisataporn / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital