Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pagamento extra no final de julho é confirmado; consulta será liberada no dia 24

Veja quem vai receber o pagamento extra liberado pelo Governo Federal no final do mês e como realizar a consulta!

No dia 24 de julho, a Receita Federal vai liberar a consulta do 3.º lote de restituição do Imposto de Renda 2023. A previsão é que o pagamento caia na conta dos contribuintes no dia 31 deste mês. As duas rodadas anteriores beneficiaram mais de 5 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.

Este é o primeiro lote que será liberado aos contribuintes sem prioridade. Além desse grupo, o pagamento será concedido às pessoas com prioridade legal que declararam após 10 de junho ou que resolveram pendências na malha fina, e também aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida ou pagamento utilizando o Pix.

Como será a consulta?

Antes de mais nada, é importante destacar que a consulta ao 3.º lote de restituição do IR ainda não está disponível. No dia 24, o contribuinte terá que acessar o site da Receita Federal. Posteriormente, ele deverá informar data de nascimento, CPF e o ano correspondente ao lote, que neste caso é 2023. 

Além disso, o órgão permite que o cidadão faça uma consulta mais detalhada na plataforma Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC. Também é possível encontrar a aplicação em lojas de apps Google Play e App Store.

Pagamento do terceiro lote de restituição não caiu: o que fazer?

Se o dinheiro cair na conta no dia 31, o contribuinte terá que reagendar o pagamento da restituição junto ao Banco do Brasil. Isso poderá ser feito no portal ou através da central de atendimento do banco, disponível nos seguintes telefones:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (outras regiões);
  • 0800-729-0088 (exclusiva para deficientes auditivos).

Vale lembrar que o valor fica disponível por até um ano. Se a pessoa não sacar o dinheiro antes do encerramento do prazo, será necessário solicitar o resgate pelo e-CAC, em “Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda” > “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com