Cartão de crédito segue como modalidade mais procurada entre os brasileiros
Apesar das diversas modalidades disponíveis no mercado, o cartão de crédito segue como a principal para os consumidores. Saiba mais!
Atualmente, os consumidores podem contar com diferentes modalidades de crédito. As instituições financeiras oferecem esses tipos de serviços com juros variados e com base no perfil de cada um dos clientes. Por isso, as condições podem variar de uma pessoa para outra, mas o cartão de crédito lidera.
No Brasil, quando se trata do assunto, o cartão de crédito segue como a principal linha, dentre as opções mais buscadas pelos brasileiros. Dados da pesquisa Finanças Regionais, desenvolvida pela Serasa, apresentam este cenário.
Veja também:
Cartão de crédito sem anuidade é considerado o fator mais importante para a troca de bancos; entenda
De acordo com o estudo, 3 em cada 4 pessoas já buscaram ou contrataram algum serviço de crédito em algum momento, ao longo da trajetória financeira. Nesse sentido, 52% fizeram isso no último ano. Segundo o Mapa da Inadimplência, são mais de 71 milhões de pessoas em situação de endividamento.
Modalidades de crédito mais buscadas: cartão de crédito lidera
Instituições financeiras e bancos mais tradicionais disponibilizam serviços de crédito aos clientes com diferentes propostas. Com base nas informações do levantamento, as modalidades de crédito mais buscadas pelos brasileiros são:
- Cartão de crédito: 53%;
- Empréstimo pessoal: 48%;
- Crédito consignado: 21%;
- Cheque especial: 13%;
- Financiamento de veículos: 10%.
Dessa forma, no que se refere ao cartão de crédito, a pesquisa ainda mostra quais estados que mais recorrem a esta linha. São eles:
- Pará: 63%;
- Alagoas: 63%;
- Bahia: 62%;
- Amazonas: 60%;
- Amapá: 60%.

Motivos para buscar por crédito
Os motivos que levam o consumidor a buscar por modalidades de crédito são variados. No entanto, os mais comuns são:
- Pagar dívidas: 35%;
- Limpar o nome: 21%;
- Pagar uma despesa inesperada: 19%;
- Cuidar da saúde: 12%;
- Fazer compra de supermercado: 10%;
- Empreender: 10%.
Por fim, dentre os estados do país, a Bahia é aquele cujo principal motivo de contrair serviços de crédito é o pagamento de dívidas (41%). Já os residentes do Amazonas procuram opções para que seja possível regularizar o nome (28%).
Imagem: Suradech Prapairat/shutterstock.com