Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vale a pena financiar uma casa neste momento de alta da taxa Selic?

Com a taxa Selic em 12,75%, vale a pena financiar uma casa ou é melhor esperar pela queda da taxa básica de juros.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Com a última alta da taxa básica de juros, a Selic, passando de 11,75% para 12,75% ao ano, o indicador alcançou o seu maior patamar desde do início de 2017. Isso acaba influenciando diretamente na maioria dos juros cobrados em cartões de crédito, empréstimos e financiamentos

Será que vale a pena financiar uma casa neste momento? Descubra a resposta, a seguir.

Alta da Selic

A cada 45 dias, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne para decidir se a Selic aumenta, baixa ou se mantém estável. No dia 4 de maio, o Copom optou pelo aumento. Essa taxa varia conforme a inflação, funcionando como uma espécie de desacelerador da inflação. 

Deste modo, a alta da Selic impacta diretamente no processo de captação de recursos dos bancos na hora de emprestar para pessoas físicas e jurídicas, fazendo com que ele se encareça. Este custo adicional acaba repassado para o consumidor final. 

Com o avanço da Selic, é iminente que haja também uma alta nos juros cobrados em financiamentos de imóveis. 

Vale a pena financiar uma casa?

Se você fez os cálculos e tem certeza que consegue bancar todas as parcelas do financiamento do imóvel, então basta decidir por esperar a Selic baixar, o que talvez demore a acontecer ou não. 

Porém, se não tem certeza que consegue arcar com todo o financiamento, então o mais recomendado é esperar que a taxa básica de juros fique no mínimo abaixo de 10%.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: @Jcomp / Freepik