Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ChatGPT pode acarretar em demissão em massa de publicitários: entenda!

Com popularidade, eficiência e tecnologia proporcionada pelo ChatGPT, publicitários estão com seus empregos ameaçados? Confira mais detalhes!

O ChatGPT está revolucionando a atualidade e dando o que falar. A Inteligência Artificial lançada no final de 2022 pela empresa OpenAI tem se popularizado cada vez mais no mundo todo, sendo, inclusive, testada para realização de trabalhos dentro de grandes empresas.

É o caso da agência de marketing digital Fator, que vêm testando o recurso em seus processos. Segundo o CEO da empresa, Roberto Fernandes, a IA tem capacidade de entregar textos publicitários simples, mas que atendem a proposta. No entanto, também deixa a desejar em alguns aspectos.

Confira mais detalhes sobre o uso do ChatGPT nas empresas e descubra se a tecnologia pode prejudicar o futuro dos profissionais de publicidade.

ChatGPT pode substituir publicitários?

Segundo o CEO da Agência Fator, um dos principais problemas no uso do ChatGPT para produzir conteúdos profissional é a sobrecarga do site. Com tantas pessoas querendo testar o novo recurso, a plataforma acaba por não dar conta da demanda.

Essa alta procura pela Inteligência Artificial tem fundamento. De acordo com Roberto Fernandes, um texto que profissionais levariam horas para construir, é entregue pelo ChatGPT em poucos minutos. E isso tem sido motivo de preocupação para os publicitários.

No entanto, é importante considerar que o ChatGPT pode entregar textos que cumprem a proposta, porém, que são fáceis de serem reproduzidos. Assim, fica em evidência a importância de bons redatores que entregam um trabalho final realmente bom e completo.

É evidente que o mercado em questão deve passar por reajustes com o avanço dessa tecnologia. Porém, outras vagas devem surgir, o que deve manter o equilíbrio no número de profissionais empregados.

Luciene Marinho, publicitária que utiliza o programa denominado Robotizia — uma versão avançada do GPT-3, que se propõe a entregar redações digitais em inglês e português — conta que agora consegue entregar em 20 minutos uma pesquisa que antes levava quase o dia todo. Segundo ela, “É mais fácil usar a tecnologia, porque a gente não precisa treinar a pessoa”.

imagem: Ascannio / shutterstock.com