Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Chegou o Novo Aliado dos MEIs: Cartão MEI 2024!

Você já ouviu falar sobre o Cartão MEI? Neste artigo, nós vamos te contar alguns detalhes sobre esse novo recurso. Clique e confira!

O Cartão MEI, um documento de identificação para Microempreendedores Individuais (MEI), promete facilitar a administração de negócios. Além disso, promete auxiliar na obtenção de empréstimos com taxas de juros reduzidas a partir de 2024.

O ministro do Empreendedorismo, Márcio França, anunciou que o Cartão MEI será lançado em versão virtual no primeiro semestre de 2024, seguido de uma versão física no segundo semestre.

O cartão contará com um sistema de avaliação próprio, que, segundo os especialistas, será distinto dos sistemas de avaliação dos bancos, que possuem ratings próprios. Continue lendo para saber mais informações.

A relevância do suporte contábil para o MEI

Quadradinhos de madeira com as letras "m", "e" e "i", formando a sigla MEI - Microempreendedor Individual
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Apesar da legislação não exigir uma contabilidade formal para os MEIs, o suporte de um profissional contábil pode se provar extremamente útil, principalmente frente à introdução do Cartão MEI. Isso porque existem algumas particularidades de cada empresa que merecem maior atenção e cuidados.

Com um contador ao seu lado, os microempreendedores terão ajuda na gestão financeira do negócio, no controle de despesas e na manutenção de um planejamento financeiro sólido, o que pode contribuir para o sucesso do empreendimento a longo prazo.

Portanto, o lançamento do Cartão MEI é uma promessa de simplificação. Ele serve como estímulo para o microempreendedor individual. No entanto, alguns cuidados essenciais para a manutenção saudável do negócio devem receber maior atenção.

Cartão MEI: entenda as vantagens desse recurso

Os juros reduzidos em empréstimos oferecidos através do Cartão MEI representam uma grande vantagem para os microempreendedores. Porém, eles precisam estar atentos ao princípio contábil da entidade, evitando a mistura dos patrimônios pessoal e empresarial.

Veja também:

CadÚnico abre vagas de estudo para qualificação profissional; saiba mais

Há o desafio adicional de que os MEIs normalmente não têm a obrigação de manter uma contabilidade formal, o que pode levar à confusão entre despesas pessoais e de negócios.

Imagem: Divulgação/ Blog MEI Fácil por Neon