Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

China acusa EUA de ter invadido suas terras

A China surpreendeu ao acusar o país rival de ter invadido o seu país nesta semana; entenda em detalhes o que aconteceu.

A China surpreendeu a todos ao anunciar na última quinta-feira (23) que os Estados Unidos teriam invadido as suas terras nesta semana. Segundo as informações divulgadas pelo exército chinês, um navio da Marinha norte-americana teria sido identificado no Mar da China Meridional.

Além de anunciar esse fato através da mídia, o país ainda destacou que irá acionar as suas tropas militares para que fiquem em alerta para eventuais invasões. A China anunciou ainda que adotará todas as medidas necessárias para resguardar a sua soberania, assim como a segurança nacional. 

Estados Unidos se defende de acusações

Após a repercussão das acusações, a Marinha dos Estados Unidos se pronunciou oficialmente, negando que tenha havido uma invasão. Ainda destacou-se que o navio em questão apontado pela China faz parte de uma operação de rotina do país americano.

Ainda segundo informações divulgadas pelo Al Jazeera, em comunicado oficial, a Marina americana destacou que a unidade foi retirada por conta própria, sem qualquer interferência da China. Visando acabar com qualquer rumor de invasão, a Marinha dos EUA ainda divulgou em suas redes sociais detalhes de como a operação foi realizada com a embarcação, batizada de USS Milius.

No entanto, não foram divulgados detalhes específicos sobre o possível encontro com a forças chinesas, sem confirmar se ele haveria, de fato, acontecido. 

Desavenças

Vale destacar que a relação entre americanos e chineses já é uma questão complexa há tempos. No entanto, os conflitos teriam registrado uma alta considerável nos últimos anos por discordarem de diversos pontos em relação à agenda internacional.

Além de divergirem quanto à ordem militar e diplomática, as duas nações, consideradas as mais fortes em termos econômicos hoje em dia, também discordam em pautas econômicas e de geopolítica. A principal divergência no campo internacional se refere à aproximação dos Estados Unidos com Taiwan, além também da guerra na Ucrânia. 

Imagem: Spalnic / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital