Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Chocolate mais salgado? Produtos de Páscoa estão mais caros em 2024, diz estudo

Prepare-se para uma Páscoa mais cara em 2024. De acordo com um estudo da XP, os chocolates estão com preços mais altos este ano. Saiba mais.

A Páscoa é uma época tradicional, de celebração e indulgência e neste 2024 não será nada diferente. No entanto, é válido que os consumidores estejam atentos.

Afinal, de acordo com um estudo recente da XP, os chocolates estão mais caros neste ano. Além disso, o almoço tradicional de Páscoa também está mais salgado para o bolso dos brasileiros.

Aumento nos preços dos itens do almoço da Páscoa 2024

Ovos de Páscoa de chocolate dentro de uma cesta e espalhados sobre uma mesa
Imagem: rfranca / shutterstock.com

Itens comuns no almoço de Páscoa passaram por aumentos impactantes de preços nos últimos 12 meses. Por exemplo, o azeite, subiu 40,7%, devido a uma combinação de fatores, incluindo o El Niño na Europa.

Outros produtos, como açúcar refinado, açúcar cristal, bebidas alcoólicas (exceto vinho e cerveja) e sorvete, também estão mais caros neste ano.

Por outro lado, o bacalhau, um item tradicional do almoço de Páscoa, manteve seu preço praticamente estável (0,46%) em relação ao ano passado, enquanto os peixes em geral aumentaram 2,68%. Contrariando a tendência de alta, o estudo aponta quedas de preços significativas em produtos como óleo de soja (-22,73%), carnes (-7,95%) e margarina (-8,43%).

Chocolates mais caros

Os chocólatras devem se preparar para gastar mais dinheiro neste ano, conforme apontou o estudo da XP. Seja em barra ou bombons, os valores subiram até 3,63% em 2024. Mesmo assim, é um aumento proporcionalmente menor do que o que vimos entre os anos de 2023 e 2022, que foi de 10,7%.

Como se o aumento da demanda já não fosse o suficiente para inflacionar os preços, outros fatores influenciam o valor final do produto. O preço do cacau é um desses fatores, influenciando em achocolatados, bombons, barras de chocolate e outros derivados dessa iguaria deliciosa.

Veja também:

Parceria inovadora entre INSS e Correios facilita solicitação de benefícios

Portanto, enquanto nos preparamos para celebrar a Páscoa de 2024, é importante estar ciente dessas mudanças de preços e planejar adequadamente. Embora possamos ter que gastar um pouco mais este ano, a alegria e a celebração da Páscoa continuam inalteradas.

Imagem: rfranca / shutterstock.com