Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Varejo e serviços superam as expectativas; entenda qual é o impacto disso na economia

Dados do IBGE mostram que os setores de varejo e serviços tiveram crescimento no início deste ano. Saiba mais!

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente os primeiros dados de 2024 para os setores de varejo e serviços. Ambos os indicadores apresentaram resultados muito acima das expectativas do mercado, o que pode indicar o que esperar nos próximos meses.

Dessa forma, saiba mais sobre o que explica o aumento dos índices e como os economistas estão avaliando esses números na sequência!

IBGE divulga primeiros dados de varejo e serviços em 2024

Empresas do varejo em crescimento
Imagem: Andrey_Popov / shutterstock.com

De acordo com dados divulgados pelo IBGE na última quinta-feira (14), as vendas do varejo aumentaram 2,5% em janeiro. Logo, essa é a informação mais recente disponível sobre o setor. Atualmente, ele opera 5,7% acima do patamar pré-pandemia e 0,8% acima do seu nível recorde, alcançado em outubro de 2020.

O setor de serviços, por outro lado, apresentou um crescimento de 0,7% em janeiro. Assim, superou-se as expectativas do mercado e o índice o terceiro resultado positivo consecutivo. Com um ganho acumulado de 1,9%, este setor agora se encontra 13,5% acima do nível pré-pandêmico, embora ainda registre uma leve contração de 0,7% se comparado ao pico de dezembro de 2022.

O que dizem os especialistas?

Segundo Cristiano Santos, gerente da pesquisa, o setor de varejo ainda está distante de se recuperar das perdas da pandemia. Entre as atividades analisadas pelo IBGE, o segmento de tecidos está apenas à frente do segmento de livros, jornais, revistas e papelaria em termos de distância do nível pré-pandemia.

Ademais, esta última categoria está 46,7% abaixo do referido nível, uma situação alarmante para o mercado. Ainda, o consumo das famílias é apontado como um dos principais motores para o crescimento econômico no ano de 2024 tanto para o varejo quanto os serviços.

Yihao Lin, da Genial Investimentos, realçou ao portal UOL o papel da concessão de crédito e do Programa Desenrola Brasil, uma iniciativa do governo federal que renegociou mais de R$ 35 bilhões em dívidas da população. Tais medidas visam a melhoria da saúde financeira das famílias, o que pode, por consequência, beneficiar de maneira expressiva o setor de varejo afetado pela crise.

E quanto aos serviços?

Na análise da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), verifica-se que quatro das cinco atividades avaliadas apresentaram crescimento, com destaque para os setores de informação e comunicação, serviços profissionais, administrativos e complementares, além de transportes.

Veja também:

Chocolate mais salgado? Produtos de Páscoa estão mais caros em 2024, diz estudo

Portanto, esse desempenho sublinha a relevância do setor de serviços, assim como o de varejo, na trajetória de recuperação econômica do país.

Imagem: Andrey_Popov / shutterstock.com