Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Clientes do Santander perdem acesso a importante recurso; confira

Os clientes do Santander não têm mais acesso a um serviço importante que era oferecido pelo banco. Entenda!

Um importante serviço não está mais disponível para os clientes do Santander. Trata-se das transferências através do Documento de Ordem de Crédito, popularmente conhecido como DOC. A instituição, portanto, antecipou a descontinuação desse recurso.

O fim do sistema DOC se deu no final de julho, mas o Santander havia comunicado que o seu encerramento para os clientes seria apenas em setembro. Porém, antes do fim de agosto, esse método de transferência já se encerrou no banco. Saiba mais a seguir.

Santander encerra serviço de transferência via DOC

A imagem mostra uma pessoa utilizando o celular e notebook. Acima do celular há imagens de transferências
Imagem: MK photograp55 / Shutterstock.com

A medida segue o caminho de outras instituições, como o Itaú, que também já encerrou esse recurso para os seus clientes. De acordo com o Santander, o DOC já foi desativado para todos os usuários do banco.

Assim, alguns deles receberam uma notificação no celular avisando sobre o encerramento desse serviço. Ademais, ao fazer uma transferência, os clientes recebem a seguinte mensagem: “A transferência via DOC foi descontinuada, utilize a TED (Transferência Especial de Crédito) para suas transferências”.

As transferências aconteciam da seguinte forma: o banco recebia a ordem e enviava o dinheiro no próximo dia útil ou em dois dias úteis no caso de finais de semana, feriados ou quando realizada após às 22h. Ademais, esse tipo de transação só poderia envolver valores de até R$ 4.999,99.

Veja também:

Maxmilhas revela como pagará milhas de seus clientes; confira

Mais bancos estão deixando de adotar o DOC

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou em maio que as instituições financeiras associadas a ela deixariam de oferecer os serviços do DOC até o dia 29 de fevereiro do ano que vem para pessoas físicas e jurídicas. O Santander, portanto, já adiantou essa tarefa.

O Itaú disse que à Folha de São Paulo que desativou o serviço em janeiro, antes do anúncio da Febraban. Porém, como outras instituições ainda oferecem esse tipo de transferência, seus clientes continuam a recebê-lo.

O Banco Inter também não disponibiliza esse tipo de serviço. Já os clientes de bancos tradicionais, como Banco do Brasil e Bradesco, ainda têm o DOC como opção. A Febraban disse que não monitora os bancos que o desativaram e, por isso, não há como para saber o número exato de instituições que deixaram de oferecê-lo.

Imagem: photocritical / Shutterstock.com