Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Co-fundadora do Nubank vai integrar Conselhão de Lula

Entenda a finalidade do Conselhão de Lula e quem é, Cristina Junqueira, co-fundadora no Nubank que fará parte do grupo.

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), mais conhecido como “Conselhão de Lula”, vai contar com diversas mulheres para o time de conselheiras do atual governo e, dentre elas, se destaca a co-fundadora do Nubank, Cristina Junqueira.

Desse modo, Junqueira fará parte das integrantes da lista que representam o setor bancário, como a ex-secretária do Tesouro e economista-chefe do Santander, Ana Paula Vescovi. 

O anúncio sobre a recriação do Conselhão foi dado pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, por meio das redes sociais. Vale ressaltar que a primeira versão do Conselhão foi criada em 2002, mas devido à vitória de Jair Messias Bolsonaro (PL), em 2019, o grupo havia sido extinto. 

O que é o Conselhão de Lula

O Conselhão de Lula foi criado para que representantes de diversos setores se reunissem e debatessem acerca dos caminhos das políticas públicas do país. Desse modo, os conselheiros têm como tarefa enviar sugestões ao presidente, que podem ou não ser acatadas por Lula. 

Vale ressaltar que os integrantes do colegiado não são remunerados e, caso faltem às reuniões, não podem indicar substitutos. Ademais, cada um dos conselheiros é escolhido pelo presidente Lula. No entanto, eles podem aceitar ou recusar o convite para compor o conselho. 

Aliás, o Conselhão é liderado pelo próprio presidente da república, que conta com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para exercer o papel de secretário-geral da iniciativa.

Representatividade Feminina

O Conselhão de 2023 se caracteriza pelo protagonismo feminino. Dessa forma, as mulheres representam 40% do colegiado que será composto, ao todo, por 200 integrantes. Além disso, o Conselhão trará a diversidade étnica, racial e, ainda, abordará como pauta central temas relacionados à sustentabilidade. 

Além de Cristina Junqueira e Ana Paula Vescovi, diversos nomes do empreendedorismo feminino estarão entre as conselheiras, como Luiza Trajano (Magazine Luiza), Leila Pereira (Palmeiras) e Silvia Penna (Uber no Brasil). Assim, confira alguns nomes que representam a potência feminina no Conselhão de Lula:

  • Cristina Junqueira – co-fundadora do Nubank;
  • Ana Paula Vescovi – ex-secretária do Tesouro Nacional, ex-secretária-executiva do Ministério da Fazenda, atual economista-chefe do banco Santander;
  • Leila Pereira – empresária e presidente do Palmeiras;
  • Luiza Trajano – presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza
  • Claudine Bayma – diretora-geral do Kwai no Brasil;
  • Claudia Costin – ex-diretora global de Educação do Banco Mundial, ex-secretária de Cultura do Estado de São Paulo;
  • Cristina Pinho – co-presidente do WCD-Brasil;
  • Janete Vaz – co-fundadora do grupo Sabin e liderança do Mulher do Brasil
  • Ingrid Barth – presidente da Associação Brasileira de Startups e fundadora do Linker;
  • Tânia Cosentino – diretora-Geral da Microsoft Brasil.

Conselheira do setor bancário

A executiva Cristina Junqueira, escolhida por Lula para compor o setor bancário do Conselhão, é uma das fundadoras do Nubank. O banco digital foi criado no ano de 2013, como forma de driblar as altas tarifas bancárias cobradas pelos bancos brasileiros na época. 

Devido ao crescimento do Nubank, Junqueira possui uma fortuna estimada em R$ 6,3 bilhões. Inclusive, a CEO da fintech se tornou a mulher mais rica do Brasil, em 2021. Além disso, ela entrou para a lista de bilionárias da revista Forbes enquanto empreendedora do setor financeiro. 

Imagem: Alf Ribeiro/ shutterstock.com