Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Código civil pode ter mudanças em 2024; saiba o que pode mudar!

Entenda as possíveis mudanças no Código Civil em 2024 e como elas podem afetar questões legais importantes.

No inicio deste ano, o Código Civil Brasileiro completou duas décadas e dois anos desde a sua última grande reformulação. O antigo Código Civil, de 1916, tinha normas desatualizadas e que não condiziam com a complexidade da sociedade atual. Contudo, muitos juristas argumentam que a versão atual do documento também já está defasada e necessita de uma atualização.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, criou uma comissão liderada pelo ministro do STJ Luis Felipe Salomão para revisar o Código Civil. Assim, o objetivo é atualizá-lo, desburocratizar procedimentos e formalizar entendimentos jurisprudenciais, segundo o advogado Marcos Filipe Araújo.

Mudanças previstas na atualização

Justiça decide a favor de clientes endividados.
Imagem: mojo cp / shutterstock.com

Assim, Eduarda Gonçalves Câmara, advogada e coordenadora do Núcleo de Direito de Família e Sucessões e de Planejamento Patrimonial do escritório Nelson Wilians Advogados, destaca a necessidade de atenção especial em áreas como Direito de Família e das Sucessões na próxima atualização do Código Civil.

Veja também:

Revisão do CadÚnico: nova etapa vai afetar 7 milhões de famílias em 2024

Ademais, Araújo listou algumas das possíveis mudanças que podem ser implementadas na atualização do Código Civil, entre elas estão:

  • Reconhecimento do casamento entre duas pessoas, independente do gênero, corroborando com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2011 que legitimou as uniões homossexuais. Entretanto, a proibição de poligamia deve persistir;
  • Mudanças nas regras de condomínios e de alugueis por aplicativos, permitindo que condôminos que perturbem o sossego sejam expulsos do local;
  • Adição de regulações a respeito do direito dos animais, dando a esses seres o direito a dignidade. Esta seção pode abordar questões de indenização por maus tratos e a definição de guarda em caso de divórcio dos donos;
  • Desburocratização em casos de estipulação de regimes de bens em casamentos e sucessões (partilha de bens após o falecimento), bem como em situações de divórcio onde há filhos menores de 18 anos.

Impacto positivo das mudanças no código civil

Por fim, a advogada Eduarda Gonçalves Câmara considera que se o novo projeto do Código Civil realmente permitir que divórcios e inventários possam ser realizados diretamente no cartório, será de grande avanço e trará maior rapidez para os processos.

“As alterações são importantes e merecem grande debate na comissão do Senado. Espera-se que o texto final facilite e desburocratize questões que já vem sendo, há algum tempo, aplicadas pelos Tribunais Superiores do país, desafogando a máquina do judiciário”.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, deverá apresentar o novo Código Civil em meados de abril de 2024.

Imagem: mojo cp / shutterstock.com