Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Código IBAN: saiba o que é e qual a sua utilidade

No Brasil, o código possui 29 dígitos entre números e letras

O código IBAN (International Bank Account Number) é um número utilizado em transferências internacionais. Através do código, é possível identificar o banco e a conta para onde o dinheiro deve ser transferido.

O número atende a um sistema padronizado. No Brasil, o código possui 29 dígitos entre números e letras, contudo, essa quantidade pode chegar a 34 em alguns países. O código não substitui o número da conta bancária.

Para que serve o IBAN? 

Criado em 1997 para facilitar as operações entre países da zona do Euro, o IBAN tem como objetivo ser utilizado exclusivamente para localizar contas no exterior. Sua criação contribui para a diminuição dos erros em transferências internacionais e facilitou a comunicação entre clientes e agências bancárias. 

O IBAN passou a ser mais conhecido depois que as pessoas conseguiram abrir contas no exterior, processo facilidade por alguns bancos e fintechs, e enviarem dinheiro e até mesmo investirem nos mercados internacionais. 

Como é o código?

O código do IBAN é composto, no Brasil, por 29 caracteres alfanuméricos. Esse conjunto representa, o país de origem, código verificador, a identificação da instituição no Banco Central, a agência bancária, a conta do cliente, a identificação de conta corrente ou poupança, e o número de titulares da conta. Confira um exemplo de código IBAN:

BR 12 12345678 12345 1234567890 P 1.

IBAN ou SWIFT?

Muitas pessaos costumam confundir o código IBAN com o SWIFT. Embora ambos sejam utilizados para identificação, eles possuem funções diferentes. 

O SWIFT (Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais) é um sistema que une as instituições financeiras existentes no mundo. O sistema codifica informações transferidas entre os bancos, preservando assim a segurança dos dados e evitando fraudes. 

Imagem: bluesroad / shutterstock.com