Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como atualizar o CadÚnico e reativar o pagamento do BPC?

Caso os dados no CadÚnico estejam desatualizados, o pagamento do BPC é bloqueado. Confira como reativar o benefício do INSS!

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é a principal porta de entrada dos benefícios sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Assim, caso os dados no CadÚnico estejam desatualizados, o pagamento do benefício é bloqueado.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o responsável pelo pagamento do BPC no valor de um salário mínimo (R$ 1.320,00 em 2023) a idosos com idade a partir de 65 anos e também às pessoas com deficiência (PcD) que se enquadrem nos requisitos do programa. Veja mais detalhes!

Como reativar o BPC?

Para reativar o BPC é necessário que o beneficiário atualize o CadÚnico. Para isso, é preciso se dirigir a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com os documentos de toda a família. Assim, após esse procedimento, o beneficiário poderá fazer a reativação do BPC por meio da internet ou em uma agência do INSS.

Dessa forma, pela internet é preciso acessar o site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) e clicar em “Reativação de BPC após atualização do CadÚnico” e seguir as instruções que serão apresentadas.

Veja também:

6 aplicativos que podem auxiliar muito a vida do MEI; veja como baixar

No entanto, caso não seja possível fazer o procedimento pela internet, é preciso agendar o atendimento em uma agência do INSS pelo número 135 ou pelo próprio Meu INSS.

Imagem com fundo amarelo e escrita BPC em evidência, representando a atualização do CadÚnico para voltar a receber o pagamento do INSS.
Imagem: Reprodução / BPC

Requisitos para receber o benefício

Para receber o BPC é preciso que o beneficiário cumpra os seguintes requisitos:

  • Ter a partir de 65 anos;
  • Deficiência comprovada, se tiver menos que 65 anos;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Nacionalidade portuguesa – é preciso residir no Brasil;
  • CadÚnico há pelo menos de dois anos;
  • Renda familiar de até 1/4 do salário mínimo (R$ 330,00) por pessoa;
  • Não receber outro benefício do INSS nem de outro regime previdenciário.

Por fim, clique aqui e confira qual estado do Brasil tem o maior número de beneficiários do BPC.

Imagem: Reprodução / BPC