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Como atualizar o seu BPC para que você não perca o benefício; veja

Você sabia que atualizar o BPC pode garantir a manutenção dos pagamentos? Veja qual é a importância desse procedimento!

Você sabia que atualizar o BPC pode garantir a manutenção dos pagamentos? Previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), o Benefício de Prestação Continuada é um auxílio de caráter assistencial, beneficiando pessoas com deficiência e idosos de mais de 65 anos em situação de vulnerabilidade.

Diferente da aposentadoria, cujo processo de solicitação é feito junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o LOAS, como muitas pessoas o conhecem, está vinculado ao CadÚnico.

Por isso, após o ingresso na folha de pagamentos do benefício, o cidadão precisa se preocupar com as exigências do sistema do Governo Federal.

Quem precisa atualizar o BPC?

Um ponto muito importante acerca da atualização é que, na verdade, não existe uma forma direta de atualizar o BPC. Como dito acima, o benefício está vinculado ao CadÚnico, por isso o beneficiário precisa realizar a alteração cadastral no sistema.

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E quando a atualização é necessária? Precisam atualizar o BPC, ou melhor, o CadÚnico, os usuários que passaram por alterações nos últimos meses. Por exemplo, caso esteja morando em uma nova residência, a pessoa deve colocar o endereço atual. Ela tem essa mesma responsabilidade caso tenha ocorrido nascimento ou óbito na família.

Uma mão segurando um celular, aberto no aplicativo do cadúnico e ao fundo notas de10 reais, dois reais e afins, em uma mesa
Imagem: fabrother2 / shutterstock.com

Como alterar dados do CadÚnico?

A atualização cadastral do CadÚnico está disponível no site ou aplicativo (Android e iOS) do sistema do governo. Sendo assim, para ter acesso, basta utilizar seus dados da conta Gov.br. Vale lembrar que, além de tecnicamente poder atualizar o BPC, o beneficiário pode verificar quais programas sociais estão vinculados ao seu CPF.

Além disso, as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) também estão abertas para atendimento ao público. Inclusive, em caso de problemas ou inconsistências no cadastro, o próprio usuário pode tomar a iniciativa para resolver o problema junto com os assistentes sociais, evitando a suspensão de benefícios.

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