Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como cancelar o CNPJ? E qual a importância de fazer isso?

Se você é MEI e parou de atuar com o seu CNPJ, é fundamental fazer o cancelamento dele. Entenda o motivo!

Quando uma empresa encerra suas atividades de forma definitiva, é fundamental realizar o cancelamento do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). O processo de cancelamento é uma etapa importante para formalizar o encerramento da empresa.

Portanto, é essencial entender esse procedimento, pois a falta de cancelamento do CNPJ pode acarretar numa série de consequências negativas para o empresário. Dessa forma, o cancelamento também deve ser realizado corretamente, seguindo os procedimentos adequados.

Assim, você evita consequências negativas e problemas futuros com a Receita Federal. Afinal, se você encerrar as atividades e não cancelar o cadastro, as obrigações tanto tributárias quanto fiscais continuarão incidindo sobre a empresa.

Passo a passo para cancelar o CNPJ no Portal do Empreendedor

Ao todo, três etapas são necessárias para esse processo. Nesse sentido, considere que seu CNPJ é registrado pela categoria Microempreendedor Individual (MEI). 

Logo, primeiramente, você deve acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção “Solicitar Baixa”. O login é efetuado com os dados da sua conta gov.br e você deve fornecer todos as informações exigidas. 

Neste ponto, é fundamental que você analise atentamente o formulário antes de confirmar o processo. O segundo passo consiste em pagar as pendências financeiras relacionadas ao seu CNPJ. Você pode fazer isso no portal do Simples Nacional, onde é possível gerar os boletos. 

Por fim, ainda é necessário efetuar a Declaração Anual do Simples Nacional – Situação Especial, no portal DASN SIMEI da Receita Federal. Assim como na primeira etapa, é interessante que você faça uma revisão no formulário.

O que acontece se você não der baixa no seu registro de empresa?

Se você não seguir todas as etapas necessárias para o cancelamento do CNPJ, podem ocorrer algumas consequências indesejadas. Uma delas é que a empresa continuará sendo considerada ativa aos olhos da Receita Federal.

Ou seja, isso significa que a empresa ainda será obrigada a cumprir todas as obrigações fiscais. Além disso, caso a empresa deseje retomar suas atividades futuramente, a falta de cancelamento adequado do CNPJ pode dificultar o processo de regularização. 

Imagem: rafastockbr/ shutterstock.com