Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como consultar e regularizar o IPVA atrasado?

Clique e aprenda o que você deve fazer se estiver com o IPVA do seu carro atrasado e quais as consequências! Entenda.

Pagar o IPVA sem deixar com que ele fique atrasado é uma obrigação que qualquer proprietário de veículo deve ter em mente, principalmente no começo do ano. Entender como funciona a cobrança desse e as formas de pagamento pode evitar problemas futuros como o atraso do IPVA e a inclusão do nome na Dívida Ativa.

Sempre, no início de janeiro, os Estados começam a divulgar as datas máximas de pagamento, com desconto ou sem, com parcelamento ou não, do IPVA. Por isso, é importante que você esteja atento para não perder a data e se programar para realizar os pagamentos em dia.

IPVA atrasado: como saber se tenho uma Dívida Ativa?

Moedas e carrinho de brinquedo IPVA isenção
Imagem: Monthira / shutterstock.com

A Dívida Ativa é uma lista de devedores com débito junto a algum órgão federal, estadual ou municipal. Portanto, se você deixou de pagar algum imposto, taxa ou multa, como o IPVA, seu nome pode ser incluso nesta relação.

Veja também:

Vale a pena fazer o seguro de celular do Itaú? Veja como funciona antes de solicitar

Para verificar se o seu nome está inserido na Dívida Ativa, você deve acessar o site da Procuradoria Geral do Estado do seu domicílio. Basta procurar por “dívida ativa + UF do estado” no Google, por exemplo, para concluir a pesquisa e entender se o seu IPVA atrasado te deixou com o nome sujo com o Estado.

Quem está com o IPVA atrasado pode enfrentar diversas consequências, como, por exemplo:

  • O pagamento de uma multa diária até o limite de 20% do valor do imposto;
  • A proibição de realizar o licenciamento do veículo;
  • A apreensão do automóvel são resultados possíveis de uma inadimplência neste sentido.

Como consultar e pagar o IPVA?

Caso você esteja com o IPVA atrasado e queira regularizar a situação, você deve acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu estado ou do Detran e emitir uma guia de pagamento. Esse documento já informará os valores de multas e juros aplicados, bem como uma nova data de pagamento.

A escolha de pagar o IPVA à vista ou parcelado depende do seu planejamento financeiro. Se você tem o valor para quitar o débito de uma vez, esse é o caminho mais desejado. Contudo, caso você não tenha o dinheiro disponível, evite contrair uma nova dívida para cobrir outra. Caso opte pelo parcelamento do IPVA, não esqueça de incluir esse compromisso no seu planejamento financeiro mensal.

Imagem: Monthira / shutterstock.com