Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como consultar o IPTU do imóvel pelo CPF?

Saiba mais informações sobre como fazer a consulta do IPTU utilizando o CPF do proprietário e os demais detalhes sobre esse imposto!

O pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é uma obrigação para quem vive em imóvel próprio ou locado. Logo, o tributo aplica-se ao dono de propriedades urbanas, tais como residências, apartamentos, salas comerciais ou lojas. 

Caso a notificação sobre o valor do imposto e suas formas de pagamento ainda não tenha chegado à sua residência, uma solução eficaz e rápida é realizar uma consulta do IPTU através do CPF, por exemplo. Continue a leitura!

Saiba como consultar o IPTU pelo CPF

IPTU 2024
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Com o avanço da digitalização, consultar o IPTU online é uma realidade. Para isso, é necessário acessar o site da prefeitura da cidade onde a propriedade urbana está localizada. Então, normalmente são solicitadas informações como: inscrição imobiliária, endereço ou CEP.

Portanto, o método de consulta pode variar de prefeitura para prefeitura. Contudo, uma forma comum é a consulta pelo CPF do proprietário. Confira abaixo como fazê-la:

  • 1. Acesse a página oficial da prefeitura da sua cidade pela internet;
  • 2. Digite “IPTU” na barra de busca do site ou procure por esta opção no menu principal;
  • 3. Haverá o direcionamento para uma página especial ou para o site da Secretaria Municipal da Fazenda;
  • 4. Digite o CPF do proprietário.

Qual é o valor do imposto?

É de responsabilidade da prefeitura do município informar ao proprietário o valor do IPTU, podendo disponibilizar o pagamento à vista ou parcelado. Logo, a quantia depende de diversos fatores e cada governo local pode levar em consideração critérios diferentes na hora de calcular o imposto.

Veja também:

Afinal, qual é a doença que gera mais afastamento do trabalho aos brasileiros?

Sendo assim, de maneira geral, a base para este cálculo é o valor venal do imóvel (valor do bem a preço de mercado), estimado considerando aspectos como a localização do imóvel e o ano de construção. Por isso, os valores podem variar de acordo com as características específicas da propriedade.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com