Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, qual é a doença que gera mais afastamento do trabalho aos brasileiros?

Afinal, qual é a doença que gera mais afastamento do trabalho aos brasileiros? Leia mais, e confira os detalhes.

Com o recente caso da atriz global Taís Araújo, internada devido a complicações geradas por uma hérnia de disco. Esse assunto voltou à tona, evidenciando o impacto de tal condição na vida dos trabalhadores brasileiros.

Ao longo de 2023, mais de 2,5 milhões de trabalhadores foram afastados de seus respectivos empregos. Devido a problemas de saúde. Sendo a principal causa o diagnóstico de hérnia de disco.

Hérnia de disco lidera o afastamento de trabalhadores

Ademais, de acordo com dados do Ministério da Previdência Social, o número de beneficiários que tiveram que se afastar do trabalho para realizar tratamento para hérnia de disco chegou a 51,4 mil pessoas. Comportamentos como sedentarismo e má postura são geralmente apontados por especialistas como pricipais fatores relacionados à complicações de saúde na coluna.

Imagem mostra um homem de costas, com a região da nuca e da lombar destacadas em vermelho, indicando dor. Ele apoia as duas mãos na região da lombar.
Imagem: New Africa/Shutterstock

Outras condições de saúde que também são frequentemente diagnosticadas incluem doenças osteoarticulares – como distúrbios nas articulações, ossos e músculos – que levaram a um total de 89,2 mil casos de afastamento do trabalho nesse mesmo período. Em segundo lugar, a dor lombar aparece como causa para o afastamento de 46,9 mil trabalhadores.

Veja também:

Confira as novas regras para receber o BPC 2024

Como é o procedimento para afastamento do trabalho?

Em casos onde o afastamento do trabalho por mais de 15 dias é necessário, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garante esse benefício ao trabalhador para que o mesmo possa se tratar. Contudo, para receber o benefício, é necessário uma perícia médica.

Doenças que mais causam afastamento temporário são: 

1º – Hérnia de Disco
2 º – Dor lombar
3º – Mioma no útero
4º – Fratura no Punho
5º – Outros transtornos de discos intervertebrais
6º – Síndrome do manguito rotador (Dor no ombro)
7º – Pedra na vesícula
8º – Hérnia inguinal (Hérnia na Virilha)
9º – Transtorno ansioso e depressivo
10º – Lesões do ombro
11º – Lumbago com ciática (dor na coluna lombar)
12º – Fratura na perna incluindo tornozelo
13º – Fratura de outros dedos
14º – Transtorno internos dos joelhos
15º – Fratura da fíbula
Fonte: Ministério da Previdência Social

Imagem: Andrei_R / shutterstock.com