Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como dar entrada na aposentadoria pela internet?

Veja esse passo a passo para aprender a solicitar a aposentadoria pela internet; Confira essa lista com todos os documentos exigidos

Dar entrada na aposentadoria pode ser um processo burocrático e demorado, mas a internet oferece uma forma mais prática e rápida para realizar esse procedimento. Além da praticidade, a internet também ja faz parte da vida de boa parte dos brasileiros. Isso porque o Brasil já é o 5º país com mais usuários das tecnologias móveis, segundo um estudo da plataforma Cupom Válido.

Nesse cenário, é de se esperar que os serviços públicos sejam oferecidos também por esse meio. Através do Meu INSS, plataforma disponibilizada pela Previdência Social, é possível fazer o pedido de aposentadoria de forma totalmente online. Confira abaixo o passo a passo para dar entrada no seu benefício pelo Meu INSS:

1. Faça login no Meu INSS e acesse o “Novo Pedido”

O primeiro passo é realizar o login no Meu INSS. Caso ainda não tenha cadastro, é necessário fazê-lo pela plataforma Gov.br. Após o login, você será direcionado para o ambiente virtual do Meu INSS. Na tela inicial, procure a opção “Novo Pedido” e selecione-a.

2. Escolha o tipo de aposentadoria e simule seu benefício

Dentro do “Novo Pedido”, você verá diversas opções de solicitações ao INSS. Selecione a opção “Aposentadorias, CTC e Pecúlio”. Em seguida, escolha o tipo de aposentadoria desejada e leia as instruções indicadas. É possível simular sua aposentadoria através do Meu INSS, basta digitar “simular” na barra de pesquisa da página inicial e selecionar a opção “Simular aposentadoria”.

3. Insira os documentos necessários: veja abaixo quais são

Chegou a etapa final para dar entrada na aposentadoria. Agora é necessário incluir a documentação comprobatória conforme o tipo de aposentadoria solicitada. Você deve enviar os documentos em fotos nítidas ou em formato PDF, de forma digitalizada. Alguns documentos exigidos são:

  • Documento de identificação com número do CPF, como RG ou CNH;
  • Carteira de Trabalho, onde constam os registros de vínculos empregatícios;
  • Comprovante de residência, como conta de luz, água ou contrato de locação;
  • Comprovantes de atividade especial, rural ou no exterior, se aplicável.

Prazo de análise e pagamento: fique atento!

Em virtude de atrasos, novos prazos foram estabelecidos em 2021, sendo 90 dias para aposentadorias (exceto por invalidez) e 45 dias para aposentadoria por invalidez. É importante ressaltar que, mesmo com esse prazo, o INSS paga os valores retroativos em caso de concessão da aposentadoria.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com