Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como descobrir se entrei em um esquema de pirâmide financeira?

A pirâmide financeira é um tipo de golpe amplamente comum atualmente e pode gerar imensos prejuízos. Saiba mais!

A crescente onda de golpes que afetam os brasileiros  nos últimos anos colocou em alerta os investidores. De acordo com a reportagem da Inteligência Financeira, o sistema de pirâmide financeira é uma das malandragens que tem intrigado a vida de muitos investidores. 

A promessa de rentabilidade excepcional, muitas vezes, leva pessoas a se engajarem em esquemas fraudulentos sem ter plena consciência dos riscos envolvidos. Às vezes parece bom demais para ser verdade e, de fato, na maioria das vezes, é.

Diante dessa realidade, o primeiro indício de esquema de pirâmide financeira é a promessa de lucros estrondosos. Essa é a isca que atrai incautos para dentro do sistema. Mas como se identificar em um esquema de pirâmide e como se safar? Para isso, existem algumas medidas simples que podem ser tomadas. 

Indícios de uma pirâmide financeira

Segundo especialistas, alguns fatores podem denunciar um possível esquema de pirâmide: além da promessa de rentabilidade surpreendente. Confira os principais:

  • Pressão para atrair novos investidores;
  • Falta de transparência sobre a utilização dos recursos;
  • Promessa de altos rendimentos sem risco. 

Estatísticas revelam que esquemas de pirâmides já lesaram milhares de brasileiros, em uma soma avaliada em cerca de R$ 100 bilhões e cerca de quatro milhões de pessoas prejudicadas. Portanto, é extremamente importante estar em alerta e evitar ser mais uma vítima desses golpes.

Veja também:

Você é cliente do Santander? Saiba como renegociar a fatura do seu cartão

O que fazer?

Se você suspeita que entrou em um esquema de pirâmide financeira, você pode seguir alguns passos. Primeiro, contate as autoridades imediatamente. Pode ser a Polícia Civil, Federal ou até mesmo o Ministério Público. A denúncia pode ser feita por um boletim de ocorrência.

Além disso, o segundo passo é contratar um advogado para tentar recuperar parte do prejuízo. Isso porque o profissional poderá auxiliar na tomada de decisão, tanto na esfera criminal como na cível, no esforço para a recuperação de possíveis bens.

Homem segurando uma pirâmide feita de dólares entre as mãos
Imagem: diy13 / Shutterstock.com