Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Veja a lista das 5 cidades brasileiras com pior qualidade do ar; São Paulo está na lista?

Descubra quais são as 5 cidades com a pior qualidade do ar no Brasil e seus impactos na saúde da população.

Por ser o maior centro econômico da América Latina, São Paulo chama atenção por seu trânsito movimentado, e consequentemente, possuir o ar bastante poluído. No entanto, surpreendentemente, São Paulo não está na lista das 5 cidades brasileiras com pior qualidade do ar.

Alguns dados recentes apontam um cenário alarmante para a qualidade do ar no Brasil. As informações são da empresa suíça IQAir, que conta com uma rede de monitoramento global da qualidade do ar. Nesse sentido, alguns municípios brasileiros se destacam negativamente. Confira quais são eles na lista abaixo.

Lista de cidades brasileiras com pior qualidade do ar

5 – Brasiléia – Acre

imagem de cidade com péssima qualidade do ar, com vários prédios e muita fumaça saindo de chaminés

Em quinto lugar está Brasiléia, situada na fronteira com a Bolívia, no estado do Acre. A cidade contribui significativamente para a sua dinâmica econômica. No entanto, ela também é responsável por um desafio em termos de preservação ambiental. 

A poluição do ar de Brasiléia figura entre os problemas a serem lidados. Contudo, esta não é a única cidade acreana desta lista.

Veja também: Qual é o valor mínimo da pensão alimentícia?

4 – Rio Branco – Acre

Subindo na escala da baixa qualidade de ar, encontramos a capital acreana, Rio Branco, ocupando o quarto lugar. A cidade tem enfrentado condições adversas como queimadas, seca e escassez de chuvas.

Consequentemente, isso gerou altos níveis de poluentes no ar durante este ano. Todos esses fatores prejudicam o ar e a vida em geral da população. Afinal, a escassez de chuva, por exemplo, pode prejudicar na agricultura.

3 – Senador Guiomard – Acre

Em terceiro lugar temos mais outra cidade do Acre, Senador Guiomard. A cidade é conhecida pela produção agrícola e pecuária. No entanto, a cidade também é palco de desmatamentos e queimadas.

Como sabemos, os destamatamentos, sobretudo quando causados pelos homens, podem remover a vegetação nativa ou endêmica da região. Consequentemente, isso prejudica a qualidade do ar.

2 – Porto Velho – Rondônia

Porto Velho, a capital de Rondônia, ganha o segundo lugar desta lista inglória. É certo que a cidade é um verdadeiro eixo urbano e econômico forte na região.

Ela é, sobretudo, impulsionada pela agroindústria. No entanto, assim como as outras cidades desta lista, Porto Velho também enfrenta queimadas e desmatamento preocupantes.

1 – Acrelândia – Acre

A liderança na lista de cidades brasileiras com pior qualidade do ar fica com a cidade de Acrelândia, também no Acre. Mesmo com uma população de pouco mais de 15 mil habitantes, a cidade, que está no bioma Amazônico, é mais uma que sofre com queimadas frequentes e a devastação da floresta.

O panorama retratado aqui deixa claro a importância de medidas urgentes e efetivas para combater esses problemas ambientais. Por fim, é fundamental lembrar que a qualidade do ar tem impacto direto na saúde da população.

Imagem: TR STOK / Shutterstock