Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como descobrir se um familiar deixou seguro de vida?

Saiba como descobrir se um familiar já falecido deixou algum seguro de vida e quais são os documentos necessários para solicitar o valor.

O falecimento de um familiar próximo é um dos momentos mais difíceis na vida de qualquer indivíduo. Infelizmente, a pessoa precisa lidar com a situação, bastante delicada, e com certas questões que surgem após a morte de um membro da família. Entre as informações que devem ter atenção é a possibilidade de o ente querido ter deixado algum seguro de vida.

Saiba como descobrir se um parente deixou seguro de vida

Descobrir se a pessoa que veio a óbito deixou algum seguro de vida para os familiares é importante, uma vez que eles têm o direito de receber o que foi deixado pelo falecido. Porém, em muitos casos, o mais difícil para a família é saber se o ente querido que se foi deixou o seguro e quem são os beneficiários.

Dessa forma, caso a pessoa suspeite que o falecido deixou algum seguro de vida, é importante que ela siga algumas pistas como checar se há alguma conta bancária, onde existe um débito automático de alguma quantia que possa ser do seguro de vida e contatar a empresa em que o familiar trabalhava.

Além disso, a pessoa deve procurar em contracheques alguma indicação de parcelas do seguro de vida, pesquisar nas agências bancárias onde o falecido possuía conta e questionar se existe algum seguro. Ela também pode seguir as seguintes pistas:

  • Procurar o  corretor que atende a família (caso exista);
  • Contatar a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e questionar sobre a existência de algum seguro.

O que deve ser apresentado para receber o seguro de vida de um familiar já falecido 

Em relação a documentação necessária para o recebimento do seguro de uma pessoa falecida, a melhor opção é entrar em contato com a seguradora para saber quais documentos precisam ser apresentados. Porém, normalmente é solicitado:

  • Certidão de óbito;
  • CPF;
  • Documento de identificação;
  • Nome completo do falecido (contratante do seguro).

É importante ressaltar que a herança são os bens do falecido, que devem ser repartidos entre os herdeiros dele. Já o seguro de vida não entra nessa divisão, uma vez que ele deve ser pago ao beneficiário escolhido pelo contratante do serviço.

Imagem: thodonal88 / shutterstock.com