Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como diferenciar um empréstimo bom de um empréstimo ruim?

Quando você se encontra em uma situação financeira difícil, diversas pessoas agem por impulso e tomam decisões complicadas. Entretanto, antes de contratar o empréstimo, é importante levar em consideração alguns cuidados de forma a não cair em uma cilada. Ao solicitar um empréstimo sem prestar atenção nos detalhes, você corre o risco de se enrolar ainda mais e a dívida pode virar uma bola de neve. Diante disso, confira abaixo como diferenciar um empréstimo bom de um ruim.

Quando um empréstimo é bom?

Abaixo, confira as situações em que o empréstimo é bom e vale a pena:

  • Investimento em negócios: Se você quer aumentar o seu negócio para gerar mais renda, um empréstimo pode ser muito bom. Sendo assim, pesquise e avalie qual mais compensa.
  • Financiamento de estudos: Para estimular a carreira através de um curso de idiomas, uma pós-graduação, um intercâmbio, entre outros.
  • Troca de dívidas: Quando você já tem uma dívida e precisa de um empréstimo com taxas menores do que a atual. Ou seja, você troca um empréstimo caro por um outro com taxas de juros mais em conta.
  • Para limpar o nome: As contas não pagas levam à negativação do CPF e prejudicam a movimentação financeira, assim como acumulam os juros e as multas. Sendo assim, ficar no azul é extremamente fundamental.
  • Resolver emergências: Para o caso em que você tiver alguma emergência médica e não tiver como pagar a conta. Como por exemplo, nos casos de saúde. Se possível, construa uma reserva de emergência. Mas se não for possível, recorra a um empréstimo.

Quando um empréstimo é ruim?

Abaixo, confira as situações em que o empréstimo é não bom e não vale a pena:

  • Acúmulo de dívidas: Dívida gera mais dívida. Sendo assim, o empréstimo só vale a pena para trocar uma dívida cara por uma mais barata. Caso contrário, não entre nessa.
  • Ajudar terceiros: As dívidas de outras pessoas não devem ser as suas dívidas. Sendo assim, ela não deve ser de responsabilidade sua.
  • Crise econômica: Realizar um empréstimo com um cenário econômico difícil não é uma boa ideia. É dito isso pois o crédito é afetado pelas mudanças na taxa de juros Selic.
  • Descontrole financeiro: Não faça um empréstimo somente para ter mais dinheiro para gastar. O descontrole financeiro é uma das formas de endividamento.
  • Compras supérfluas: Cada um sabe a importância das coisas na vida. Porém, veja a real necessidade de comprar algo que não necessite. Não é necessário deixar de gastar, mas também não sai comprando tudo que quiser.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Watchara Ritjan / Shutterstock.com