Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como evitar o juros rotativo do cartão de crédito?

Você sabe o que é o juros rotativo do cartão de crédito? Entenda o que ele é, o perigo que representa e como evitá-lo!

O cartão de crédito que as instituições financeiras oferece pode ser visto como algo bom e ruim ao mesmo tempo. Se por um lado é ótimo, pois permite a realização de compras mediante um pagamento em uma data posterior ou até o parcelamento. Todavia, caso se endivide nessa modalidade, o prejuízo costuma ser bem grande.

Isso porque, uma das piores opções dentro do crédito é o juros rotativo, considerando que se trata de um dos créditos mais caros que existem. A seguir, entenda o que é e como evitar o juros rotativo do cartão de crédito.

Entenda o juros rotativo

Basicamente, o juros rotativo funciona quando você deixa de pagar a fatura do cartão de crédito até o mês seguinte ao vencimento. Conhecido também como juros compostos, a cobrança é feita mesmo caso a fatura tenha sido paga parcialmente, sobre o valor restante.

Em outras palavras, se você não pagar o valor total da sua fatura de cartão de crédito até a data de vencimento, a operadora do cartão cobra juros sobre o saldo não pago. Eles costumam ter taxas elevadas, chegando em média a 14,5% ao ano.

O juros rotativo costuma ser uma grande fonte de renda para as operadoras de crédito. É muito importante tentar realizar o pagamento sempre no prazo, pois os juros aumentam até que o pagamento total seja realizado.

Saiba como evitar essa taxa do cartão de crédito

Antes de cair no rotativo, no caso de inadimplência, o cliente recebe opções de parcelamento para que veja uma forma mais vantajosa de pagar a dívida dentro dos próximos trinta dias.

No entanto, se quer evitar juros rotativo, a melhor forma é centralizar os gastos um apenas um cartão de crédito. Pode parecer um detalhe simples, mas é fato que boa parte das pessoas com problemas financeiros sérios acabam caindo nisso por ter vários cartões e não conseguir fazer uma boa gestão deles.

Sendo assim, o ideal antes de qualquer coisa é pensar sempre em ser um tanto conservador e equilibrado com as finanças. Caso aconteça algum imprevisto, uma maneira de evitar o juros rotativo é por meio de empréstimo, com parcelas fixas e uma cobrança previsível que ajudarão você.

Imagem: Suradech Prapairat / ShutterStock