Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como funciona a Recompra de ações?

Em geral, a recompra de ações ocorre pois as empresas consideram que os preços dos ativos estão abaixo do que deveriam estar.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

É muito comum encontrar notícias sobre companhias listadas na bolsa de valores que estão realizando a recompra de ações. Ou seja, as empresas passam a comprar os seus próprios ativos que estão em negociação, e o processo ocorre da mesma forma que com um investidor comum.

Muitas são as razões que provocam a recompra de ações. Em geral, essa operação ocorre quando as empresas consideram que os preços dos ativos estão abaixo do que deveriam estar. Em certo ponto, a intenção de recomprar os ativos é vista pelo mercado como uma indicação de que a companhia confia no potencial dos seus investimentos.

O que é a recompra de ações?

A recompra de ações significa que uma empresa de capital aberto adquiriu os seus próprios ativos de volta. Esse é um procedimento que a Comissão de Valore Mobiliários (CVM) permite realizar.

Logo, quando há a recompra de ações, há uma redução do número de ativos em negociação na bolsa de valores. Além disso, nem todos os papéis de uma companhia circulam na bolsa – mas uma parcela desse total.

Como funciona a recompra de ações?

Se a empresa receber a autorização da CVM, vai ter um prazo para fazer a recompra de ações. Assim como qualquer investidor, a empresa vai precisar emitir a ordem de compra.

Mesmo assim, ainda será preciso realizar um anúncio da operação através de fato relevante. A recompra de ações não pode ser maior que o limite de 10% das ações em circulação da empresa.

O acionista vai ter a opção de vender ou não as suas ações. Depois da recompra, a companhia de capital aberto vai poder fazer algumas escolhas:

  • Custodiar as ações para revender: quando a companhia projeta a valorização dos investimentos, pode manter os ativos na tesouraria, para vender no futuro.
  • Cancelar as ações: a companhia pode cancelar os ativos recomprados, e ficar com um número menor de papéis disponíveis no mercado.

Por que as empresas fazem isso?

A recompra de ações é um modo de gerar valor aos sócios. O programa também busca aumentar o valor dos ativos, da distribuição de dividendos e outros proventos.

Dentre os principais motivos para alguma empresa de capital aberto fazer isso está a revalorização das próprias ações. Além disso, a empresa pode querer remunerar os acionistas, e/ou os funcionários, para ter dinheiro em caixa, evitar impostos e regras de dividendos, e para emitir as ações futuramente.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Billion Photos / shutterstock.com