Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como funciona a licença-paternidade estendida?

O prazo da licença-paternidade é de cinco dias, segundo a CLT, mas em algumas empresas pode chegar até 180 dias

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o prazo da licença-paternidade é de cinco dias. Contudo, essa regra tem sido estendida por algumas instituições públicas e privadas. A licença-parental mais longa pode chegar a até 180 dias em alguns casos. Entretanto, ainda não é adotada em muitas empresas, porém já tem dado resultados positivos nas instituições que aderiram à medida.

“Atualmente, mais de 80% dos nossos colaboradores afirmam que as ações internas de Diversidade, Equidade e Inclusão influenciam positivamente a continuidade na empresa. Também já recebemos retornos muito positivos sobre a licença parental universal, além de um aumento significativo nas menções sobre o benefício em nossas pesquisas de clima semanais”, afirmou Viviane Pavanelli Corazza, gerente sênior de diversidade e cultura do Grupo Boticário, ao portal iG.

Quatro meses de licença

Dessa forma, em 2021, o Boticário implantou a licença obrigatória de quatro meses para colaboradores de todos os cargos e gêneros. Desde então, 776 funcionários foram beneficiados pela medida, sendo 186 pais. Um deles foi o Alan Xavier, assistente de logística da Last Mile, que faz parte do Grupo.

Todavia, por medo de perder a vaga, chegou a pensar em não pegar a licença ou se afastar por um período menor, porém foi tranquilizado por seus gestores. Assim, ao voltar ao trabalho, sentiu uma diferença considerável.

“Eu voltei como se eu não tivesse saído. Eu voltei fazendo as mesmas coisas, porém com mais gás, mais vontade, mais brilho no olho, que é uma das essências do grupo. Eu consegui entender os valores da empresa”, contou Alan.

“Todas as vezes que eu saía do trabalho e olhava para o olho da minha filha, via aquele brilho de querer mais, de ir atrás de mais, de conquistar mais, de ter melhores resultados dentro da empresa”, destacou.

Estudo da USP

Algumas pesquisas já demonstram os benefícios da paternidade ativa na carreira dos homens. Um estudo feito pela USP, evidenciou que há um aumento no sentimento de realização e satisfação com a atividade profissional exercida e uma mudança positiva na visão de sucesso na carreira.

“Em relação às habilidades, foi constatado um aumento no senso de propósito, ambição, foco e determinação. É sabido que atualmente, 71% dos profissionais consideram o pacote de benefícios antes de aceitar uma proposta de trabalho. Sem dúvidas, buscamos construir uma relação de confiança com os funcionários, indo além dos benefícios parentais que concedemos”, explicou Leandro Camilo, sócio da PwC Brasil.

Em 2016, a organização começou a oferecer a licença estendida de dois meses e desde então já 230 funcionários já foram beneficiados.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Prostock-studio / shutterstock.com