Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como gerar a guia de pagamento do IPVA?

Se não pagar o IPVA, você corre risco de ter seu veículo apreendido ou levar multa. Portanto, veja como emitir a guia de pagamento.

O Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos tributos obrigatórios no início do ano. O pagamento desse imposto é voltado para todos os proprietários de veículos.

Contudo, muita gente não sabe como emitir a guia de pagamento. Por isso, nesta matéria, iremos te ajudar com esse procedimento. 

Objetivo do IPVA

Antes de mais nada, é necessário saber que uma parte da arrecadação do IPVA vai para as verbas municipais e estaduais. Portanto, o dinheiro é destinado para melhorar a qualidade dos serviços de saúde, transporte, segurança, educação, entre outros. 

Se o imposto não for regularizado dentro do prazo, o condutor não pode emitir o licenciamento. Assim, pode ser impossibilitado de dirigir na cidade e na estrada, ganhar pontos na carteira e levar uma multa. Além disso, o veículo corre o risco de ser apreendido.

Por isso, você deve ficar atento ao calendário de pagamento do seu estado, que é divulgado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) e pelo Departamento de Trânsito (Detran) da região onde o veículo foi registrado. A data é estipulada conforme o número final da placa do automóvel. 

Vale lembrar que alguns motoristas estão isentos desse tributo, como em casos de automóveis com muitos anos de fabricação, veículos oficiais, carros adaptados para pessoas com deficiência ou veículos de aluguel, por exemplo. 

Aprenda a emitir a guia de pagamento

Os valores do IPVA e as formas de pagamento do imposto são estipulados pelo Detran em parceria com a Sefaz. Desse modo, você poderá pagar o tributo à vista (em cota única e com desconto) ou parcelado. 

Para emitir e consultar o boleto de pagamento do IPVA, é necessário acessar o site do Detran do seu estado. Ao logar na página, você terá acesso a todas as suas pendências e multas. Siga o tutorial abaixo para regularizar a situação do seu tributo:

  • Primeiro, acesse o site do Detran do seu estado;
  • Posteriormente, procure pela opção “IPVA”;
  • Em seguida, informe os dados do seu Renavam;
  • Por fim, clique em “Enviar”.

Vale ressaltar que, por meio desse sistema, também é possível emitir a segunda via do imposto. Outro ponto importante é ficar atento, na sua cidade, aos locais que aceitam o boleto do IPVA, para conseguir efetuar o pagamento.

Imagem: rafapress/shutterstock.com