Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como identificar juros abusivos?

A cobrança de juros abusivos pode fazer com que os consumidores paguem por um valor muito maior do que o ideal em serviços. Saiba mais!

Juros abusivos são aqueles considerados excessivos, isto é quando suas taxas de juros aplicadas estão muito acima do que seria considerado justo. Essas taxas podem inflacionar significativamente o valor total de um empréstimo ou financiamento, criando um ônus para o consumidor.

Os juros são uma forma de compensação financeira que as instituições financeiras cobram por dinheiro emprestado, funcionando como uma espécie de aluguel. Algumas dessas instituições, porém, podem tirar vantagem da vulnerabilidade do cliente e cobrar quantias bem acima da taxa considerada ideal.

Existe uma taxa máxima de juros?

No Brasil, não há um limite legal para o valor máximo das taxas de juros. Entretanto, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que as taxas de juros cobradas devem ser razoáveis para o consumidor, proibindo as instituições financeiras de cobrar taxas desproporcionalmente altas.

Veja também:

Portabilidade de dívida: entenda o que é e se vale a pena fazer

Mesmo considerando os juros abusivos uma prática questionável, atualmente, eles não são considerados ilegais. Ainda assim, existem práticas de empréstimos, como a agiotagem, que envolvem taxas de juros extremamente altas e são sancionáveis pela lei.

Blocos de madeira com sinal de porcentagem e seta para cima, crescimento financeiro, aumento da taxa de juros, conceito de inflação e o impacto dos juros nos bancos.
Imagem: SewCreamStudio/shutterstock.com

Como identificar se estou pagando juros abusivos?

A constatação de juros abusivos pode ser um pouco confusa, principalmente porque não há uma definição legal específica para essa prática. Nesse caso, é imprescindível conhecer e aplicar técnicas de cálculo de juros e sempre desconfiar de taxas excessivamente altas.

Desse modo, se uma instituição estiver cobrando taxas significativamente mais altas do que a média, em comparação com outras opções disponíveis no mercado, isso pode indicar a cobrança de juros abusivos.

Se você suspeitar que está sendo cobrado abusivamente, o primeiro passo deve ser entrar em contato com a instituição financeira e tentar renegociar o empréstimo ou financiamento. Se isso não for possível, uma alternativa é contratar um profissional para advogar em seu nome, solicitando um ajuste no contrato e a restituição do valor pago em excesso.

Imagem: SewCreamStudio/shutterstock.com