Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como não cair em golpes ao pagar o IPVA 2022

Com a chegada de 2022, os motoristas preparam-se para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Nesta época, as secretarias dos estados brasileiros fazem diversas divulgações para conscientizar a população sobre os golpes que têm circulado para pagamento do imposto. 

Boletos falsos e mensagens nas redes sociais prometendo desconto no pagamento da fatura tornaram-se recorrentes. Para quem vai pagar o imposto, vale lembrar que o ideal é consultar somente as plataformas oficiais do governo para acessar detalhes do seu IPVA.

É provável que você também goste:

Como pagar o IPVA pelo Itaú em 2022?

IPVA 2022: veja como pagar pelo Bradesco

Veja como pagar o IPVA de 2022 na conta do Nubank

Fraudes mais comuns envolvendo o IPVA

Os golpes mais comuns envolvendo o IPVA têm sido a circulação de páginas da web que copiam a aparência dos sites oficiais das secretarias da fazenda que os golpistas criam para obter dados pessoais dos automóveis e dos contribuintes. 

Outra fraude que tem sido recorrente nas plataformas virtuais é a emissão de falsos boletos por meio de SMS, e-mail e WhatsApp. O que atrai as vítimas é que essas faturas têm descontos, sendo um truque para fazer com que as pessoas paguem o boleto e sejam enganadas. 

Lembre-se: caso queira consultar seu IPVA, acesse a plataforma do governo do estado em que seu veículo está inscrito para quitar o imposto no banco autorizado. 

Essa pesquisa pode ser realizada nas centrais de autoatendimento, de forma virtual, ou nas agências, informando o número do Renavam de seu automóvel. 

A Procuradoria Geral do Estado (PGE) informou ao site UOL que não autorizou o Detran de São Paulo recolher o imposto e o departamento não oferece informações sobre a tarifa.

A instituição também alertou sobre a fraude de desconto do IPVA, dizendo que a entidade não manda mensagens ou se comunica com pessoas jurídicas ou físicas. 

Além disso, a Procuradoria alertou que, se algum contribuinte receber e-mail, SMS ou mensagem por WhatsApp com o boleto, a mesma aconselha a apagar a mensagem sem clicar em nenhum link.

Ao todo, 15 estados não emitem boleto de IPVA, enquanto o Distrito Federal e outros 11 estados enviam pelos Correios. 

Caso receba a fatura em casa, verifique as informações do boleto, já que criminosos podem criar um boleto falso. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com