Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como não cair no golpe do link falso?

Você conhece o golpe do link falso? Sabe como ele funciona? Entenda esse tipo de fraude e não seja a próxima vítima!

Existe uma modalidade de fraude financeira que fica cada vez mais popular entre os golpistas. Trata-se do “golpe do link falso”, que pode assumir muitas formas diferentes. Apesar de as abordagens variarem, o objetivo é o mesmo: roubar suas informações.

Ao direcionar a vítima para uma página controlada por eles, os bandidos podem acessar os dados que ela informar ali. Talvez você esteja se perguntando por que alguém informaria dados sigilosos em sites aleatórios. O que acontece é que os bandidos se passam por bancos e outras empresas.

Fazendo a vítima achar que se trata de um contato legítimo, os criminosos pedem o preenchimento de formulários e o fornecimento de uma série de informações confidenciais. Assim, pensando que o site realmente é de uma instituição financeira, a pessoa faz o que é solicitado.

Esse golpe normalmente começa com um contato por e-mail ou WhatsApp. O suposto banco ou outra instituição alega ter algum tipo de brinde ou presente, pedindo que você passe algumas informações para recebê-lo. Nesse momento, ele o direciona ao site falso.

Outro método comum é se passar por um funcionário do seu banco e dizer que sua conta foi invadida. Para resolver o problema, você precisar clicar em algum link na mensagem e passar os dados requeridos. Tudo isso não passa de uma armadilha.

Como se proteger desse tipo de golpe

Antes de mais nada, lembre-se: seu banco não vai pedir que você escreva sua senha em lugar nenhum. Caso você receba uma mensagem assim e fique na dúvida, ligue para o banco ou fale com seu gerente antes de clicar em qualquer coisa.

Também ligue o alerta para o endereço do link. Por ser falso, certamente vai haver algo estranho. Além disso, existem sites online que verificam se um link é confiável ou não. Esse é o caso dos verificadores PSafe e Veritas.

No entanto, existe a possibilidade de o site não identificar que o link é malicioso. Por isso, não troque o certo pelo duvidoso. Se estiver muito em dúvida, é sempre melhor optar por se resguardar e evitar dores de cabeça no futuro.

Imagem: 1st footage / Shutterstock.com