Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Existe idade máxima para dirigir? Idosos podem perder a CNH? Veja o que diz a lei

Por existir uma regra da idade mínima, algumas pessoas se perguntam se idosos realmente podem tirar CNH. Entenda!

De acordo com a lei brasileira, a idade mínima para dirigir é 18 anos. Essa regra, estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), determina que qualquer pessoa antes de atingir essa idade não tem direito de tirar sua CNH.

Por outro lado, por existir essa regra da idade mínima, algumas pessoas se perguntam se existe também uma idade máxima para dirigir. Ou seja, será que idosos podem perder a CNH? Para entender melhor, siga a leitura.

Existe idade máxima para dirigir? 

Andando pela rua é possível ver pessoas de todas as idades dirigindo carros e motos; jovens na faixa etária dos 18 aos 35 anos, adultos mais maduros e, claro, também se veem idosos.

O CTB não possui nenhuma regra com limite de idade. Portanto, estando aptas, até mesmo pessoas de 100 anos podem dirigir.

Mas você sabia que existe sim uma diferença que pode remover a CNH das pessoas idosas? No caso das pessoas mais velhas, existem certas exigências a serem cumpridas.

Por exemplo, o prazo para renovação da CNH vai ficando mais curto à medida que a pessoa vai ficando mais velha, a fim de medir rigidamente se o condutor continua com atividades motoras e cognitivas para a tarefa. Mas até mesmo jovens e adultos precisam fazer a renovação.

Como determinar se o idoso pode dirigir? 

Por não existir uma idade máxima para dirigir, a renovação da CNH para pessoas até os 50 anos funciona de um jeito diferente para as que passaram dessa faixa. Isso porque estes(as) motoristas renovam a carteira a cada 10 anos.

Para pessoas com idade entre 50 e 70 anos, esse prazo cai pela metade, tornando a renovação necessária a cada 5 anos. Já no caso dos motoristas que passaram dos 70 anos, a renovação deve ser feita a cada 3 anos.

Essa redução é importante, pois, com o passar do tempo, algumas pessoas podem apresentar sinais de deficiência mental ou física. Por isso, essa redução é apenas uma medida de segurança. Embora não exista idade máxima para dirigir, o(a) idoso(a) não apto não poderá mais renovar sua CNH.

Imagem: Photobac / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital