Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como não errar na hora de contratar o financiamento de um imóvel?

Quer saber mais sobre financiamento de imóveis? Essa é uma decisão importante que demanda calma e planejamento!

Financiar um imóvel é uma decisão que exige estudo e planejamento. O financiamento é uma modalidade de pagamento que envolve juros e pode se estender por anos a fio. Por isso, antes de financiar sua casa, é preciso entender como o processo funciona e se vale a pena.

Existem alguns critérios que os consumidores precisam atender em caso de interesse em um financiamento. Esse é o primeiro passo para quem está pensando em apostar nesse investimento, que deve ser considerado antes de qualquer tratativa financeira.

O que é preciso para financiar um imóvel?

O cidadão que esteja atrás de um financiamento deve se atentar para algumas coisas. As instituições financeiras possuem requisitos diferentes entre si, porém há algumas coisas que são, via de regra, necessárias em praticamente qualquer caso.

A primeiro é estar com o nome limpo. Isso quer dizer que você não pode estar com o CPF negativado nas listas de birôs de crédito – como Serasa e SPC – se quiser conseguir um financiamento. Também é importante que não haja pendências com o Fisco ou com a previdência.

Além disso, faz-se necessário que o potencial financiador seja brasileiro (ou naturalizado) e maior de 18 anos de idade. Para completar, também é preciso que a renda mensal esteja de acordo com o financiamento a ser feito.

Avalie bem o imóvel

Aqui está outra informação importante. Faça uma avaliação cuidadosa do imóvel que irá financiar. É importante saber se ele está em situação regular quanto a pagamentos como o IPTU. Pendências em aberto podem representar problemas para o comprador mais adiante.

Segundo Alfredo Freitas, Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário, “muitas vezes uma pessoa escolhe um imóvel, procura o banco para fazer o financiamento e, quando vai ver, a condição do imóvel e até mesmo do vendedor não são adequadas para conseguir um crédito imobiliário”.

Taxas a serem pagas

Existem, além das taxas de juros, outros valores que precisam ser levados em consideração. A Tarifa de Abertura de Cadastro e outras cobranças administrativas são exemplos. É preciso se atentar ao contrato com a empresa para avaliar se será possível pagar tudo que será acordado.

Além disso, é indicado fazer comparações entre diferentes instituições para avaliar o que fica melhor a longo prazo. Não esqueça de considerar qual a sua renda mensal e se será possível se comprometer com o financiamento sem se ver no aperto.

É importante ressaltar: não desconsidere o fato de que o financiamento pode levar muitos anos para ser quitado. É por essa razão que o planejamento é tão importante.

Imagem: Lemonsoup14/shutterstock.com