Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como os golpes realizados com vírus são realizados?

Golpes com vírus acontecem todos os dias. Você pode infectar seu celular com eles se fizer estas coisas; veja!

Como funcionam os golpes envolvendo vírus e como esses vírus chegam até o usuário? A resposta é simples: essas pragas virtuais se espalham por mensagens, arquivos, programas e até mesmo sites infectados. Eles entram no aparelho e comprometem a privacidade e segurança da pessoa.

Apesar da palavra vírus ser usada de forma genérica, o termo malware é o mais apropriado – ele está relacionado a qualquer software malicioso (sendo o vírus um tipo). Outros malwares incluem ransomware, adware, spyware, cavalo de Troia, entre outros.

Cada um deles funciona de forma diferente. O ransomware, por exemplo, sequestra os dados do usuário para que os criminosos peçam um valor para “devolvê-los”. Já o adware enche o dispositivo com propagandas irritantes. Ainda que cada um atue a sua maneira, a forma de se proteger é semelhante.

Como os malwares entram nos seus aparelhos?

Antes de mais nada, é importante pontuar que, na grande maioria das vezes, os criminosos precisam que a vítima “colabore” em algum nível para o golpe funcionar. Os malwares, por via de regra, exigem que a pessoa mesmo os instale em seu celular ou computador.

Mas por que alguém instalaria algo assim? A verdade é que o indivíduo os instala sem saber. Isso acontece ao clicar em links enviados por desconhecidos, baixar anexos suspeitos que chegam no e-mail e até ao entrar em sites de má reputação, fazendo downloads dessas páginas.

Como se proteger dos golpes?

Primeiramente, é preciso tomar cuidado com o conteúdo que se consome e aquilo em que se clica. Opte por baixar músicas, jogos e outros produtos por plataformas oficiais, quando possível. Aplicativos para celular devem somente ser instalados quando forem verificados pelo Google Play ou App Store.

Sites de pirataria também podem conter anúncios infectados. Em algumas situações até clicar para fechar um anúncio pode iniciar um download automático de vírus. Uma dica para esses casos é ter um programa antivírus instalado e manter o sistema dos seus aparelhos sempre atualizados.

Imagem: Brian A Jackson / Shutterstock.com