Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como participar do recadastramento do Bolsa Família?

Confira quais são os beneficiários do Auxílio Brasil que precisarão se recadastrar para receber o Bolsa Família.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, confirmou que o Bolsa Família será relançado em breve. Para que isso aconteça, a reformulação será apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Após a autorização do presidente, o programa deve ser aprovado ainda no Congresso Nacional. Ele foi instituído em 2023, no primeiro mandato de Lula. Contudo, durante o governo de Jair Messias Bolsonaro, mudou de nome para Auxílio Brasil. 

Junto com a reestruturação do Bolsa Família, haverá a necessidade de atualizar o Cadastro Único (CadÚnico), pois é através desse banco de dados que o Governo Federal identifica a situação de vulnerabilidade social das famílias brasileiras. 

Quem precisará se recadastrar no Bolsa Família?

Após dez anos do maior programa social do país, o Bolsa Família passará por essa reformulação para que não haja usuários que recebem o benefício sem cumprir todas as exigências. 

Somente aqueles que não atenderem aos requisitos correrão o risco de perdê-lo após feito o recadastramento. Ademais, isso se faz necessário justamente para que nenhum repasse seja efetuado de maneira indevida. 

A Caixa Econômica Federal é a responsável pelo valor do benefício, e a sua presidente, Maria Rita Serrano, informou que as famílias unipessoais, ou seja, pessoas que moram sozinhas, também precisam passar por esse processo. 

Isso porque mais de seis milhões de famílias unipessoais tiveram a concessão do Bolsa Famíla, o que acabou levantando suspeitas de fraudes. Além das famílias unipessoais, os beneficiários que não atualizam o cadastro no CadÚnico há mais de dois anos precisarão fazê-lo. 

Ademais, os garimpeiros também necessitarão atualizar o registro no CadÚnico. Para isso, eles devem ter uma conta no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Esses cidadãos, por trabalharem na maioria das vezes em situações precárias, serão uma prioridade do governo. 

Já os indígenas são prioridade na lista de liberação do cartão do Bolsa Família na modalidade débito. Deste modo, eles não precisarão se deslocar até uma agência para que o saque do valor seja realizado. 

Como se recadastrar no CadÚnico?

Os beneficiários que precisam atualizar o cadastro no CadÚnico serão notificados através de correspondências, extratos bancários ou do aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS

Aqueles usuários que forem convocados deverão ir até o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para que o cadastro seja atualizado e o Bolsa Família, seja, por fim, garantido. 

Imagem: rafapress/shutterstock