Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como saber se um boleto é falso? Confira aqui

Como qualquer meio de pagamento, o boleto também está sujeito a fraudes e golpes. Confira como identificar um boleto falso!

O boleto bancário é um meio de pagamento largamente utilizado no Brasil, existindo há mais de três décadas. Sua popularidade se deve em grande parte ao seu caráter prático e à facilidade de pagamento, que pode ser feito através de aplicativos bancários, diretamente em agências ou em casas lotéricas. 

No entanto, como qualquer meio de pagamento, o boleto também está sujeito a fraudes e golpes. Sendo assim, o conhecimento e a atenção são ferramentas essenciais para identificar possíveis boletos falsos e evitar prejuízos financeiros. Veja mais detalhes!

Identificando um boleto falso

Assim, para identificar um boleto falso, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Caso o boleto apresente erros ortográficos, códigos de barras falhados, números divergentes na parte superior e inferior do documento, destinatário desconhecido ou aparente impossibilidade de leitura do código pelo aplicativo do banco, desconfie. 

Além disso, outro sinal de alerta é o valor cobrado: se não faz sentido para você, existe uma grande chance de se tratar de um boleto fraudulento. 

Dessa forma, se você deseja prevenir-se contra fraudes envolvendo boletos bancários, algumas medidas podem ser bastante eficazes, como optar pela cobrança em débito automático para boletos recorrentes ou utilizar o Débito Direto Autorizado (DDA), que notifica o cliente sempre que um novo boleto é emitido em seu nome. 

Boletos em cima da mesa
Imagem: SpeedKingz / Shutterstock.com

Como proceder em caso de boleto falso

Enfim, caso suspeite da veracidade de um boleto, não efetue o pagamento e entre em contato com a instituição financeira responsável para confirmar a cobrança. Contudo, no caso de ter realizado o pagamento de um boleto fraudulento, avise o seu banco o quanto antes para tentar bloquear a transação.

Veja também:

CPF na nota: entenda por que vale a pena adicionar!

Além disso, é importante entrar em contato com a loja ou empresa que emitiu o documento para notificá-los da ocorrência. Por fim, registre um boletim de ocorrência, que poderá ser útil na investigação do crime e para possíveis restituições de valores.

Imagem: SpeedKingz / Shutterstock.com