Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CPF na nota: entenda por que vale a pena adicionar!

Afinal, vale mesmo a pena adicionar CPF na nota na hora das compras? Entenda por que a resposta é sim. Você só tem a ganhar!

Será que vale mesmo a pena adicionar o CPF na nota na hora das compras? A verdade é que, no atual panorama econômico, o programa “CPF na Nota” tem ganhado destaque.

Esse programa, além de combater a evasão fiscal e auxiliar a Receita Federal na regulamentação de impostos, oferece uma série de prêmios aos consumidores que optam por incluir o CPF nas notas fiscais de suas compras.

Adicionar CPF na nota: combate à evasão fiscal

Pessoa segurando uma nota fiscal
Imagem: Andrey_Popov / shutterstock.com

Pagar a alíquota correta de impostos é uma obrigação de todos os cidadãos. No entanto, nem todos cumprem essa responsabilidade, resultando na evasão fiscal. Ao adicionar o CPF nas notas fiscais, é possível ter um maior controle e fiscalização sobre o recolhimento adequado de impostos, combatendo efetivamente os sonegadores.

Além de contribuir para o controle fiscal, os participantes do programa “CPF na Nota” participam de sorteios e podem ganhar prêmios em dinheiro. Recentemente, houve a divulgação de um prêmio de R$ 10 mil para os consumidores que incluíram o CPF na nota fiscal.

Além disso, muitas empresas também oferecem programas de fidelidade, nos quais, a cada compra realizada com o CPF na nota, o consumidor acumula pontos. Esses pontos, geralmente, ficam disponíveis para trocas por descontos, serviços ou produtos.

Programas estaduais de CPF na nota fiscal

Diversas unidades federativas possuem seus próprios programas que incentivam o consumidor a incluir o CPF na nota, seguindo a mesma lógica do programa nacional. Em todos eles, a inclusão do CPF na nota é convertida em bilhetes eletrônicos que permitem a participação em sorteios.

Para participar dessas iniciativas, o consumidor precisa realizar um cadastro no site oficial do programa do respectivo estado. Logo depois, é necessário solicitar a inclusão do CPF em todas as notas fiscais de compras e verificar no portal oficial os prêmios e descontos acumulados.

Veja também:

Pensando em empreender? Veja como se tornar um MEI

Dessa forma, além de contribuir para os esforços de fiscalização tributária, o consumidor pode ser recompensado com diversos benefícios. Portanto, o programa “CPF na Nota” traz vantagens para todos e contribui para a construção de uma sociedade mais honesta e justa.

Imagem: GVLR / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital