Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como sacar o PIS/Pasep de 2019 e 2020? Passo a passo aqui!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Aqueles que não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep anos-bases 2019 e 2020 podem realizar o saque até 29 de dezembro deste ano. O Programa de Integração Social (PIS) contempla os funcionários da iniciativa privada, enquanto o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é voltado aos servidores públicos. A quantia pode ser solicitada nos seguintes meios:

Como solicitar o PIS/Pasep

Por telefone

O trabalhador pode ligar para a Central Alô Trabalho, no telefone 158.

Jás os servidores públicos podem solicitar a consulta do Pasep através da Central de Atendimento do Banco do Brasil, nos telefones 4004-0001 ou 0800 0729 0001.

Por e-mail

A solicitação pode ser feita por meio do endereço eletrônico [email protected], sendo que, onde estão as letras “uf”, deve ser colocada a sigla do estado onde mora o trabalhador.

Presencialmente

Os trabalhadores que têm direito ao PIS poderão solicitar o valor esquecido presencialmente em uma das unidades do Ministério do Trabalho e Previdência, que enviará o valor à Caixa Econômica Federal.

No caso dos servidores públicos que têm direito ao Pasep, estes deverão se encaminhar a uma agência do Banco do Brasil.

Pelo aplicativo

É possível fazer a consulta também pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS) e no portal gov.br. Além de poder verificar se tem direito ao abono, o trabalhador também consegue ter acesso ao valor, à data do saque e ao banco em que será creditado.

Quem tem direito ao PIS/Pasep?

Têm direito ao PIS/Pasep aqueles que se enquadram nas seguintes situações no ano-base:

  • Recebeu, em média, até dois salários mínimos por mês;
  • Tinha registro em carteira;
  • Exerceu atividade remunerada por, pelo menos, 30 dias no ano;
  • Estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Tinha os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial, de acordo com a categoria da empresa.

Empregados domésticos não têm direito ao abono, pois para isso é necessário ter vínculo empregatício com uma empresa, não valendo o vínculo com pessoa física.

Qual o valor do PIS/Pasep?

O valor do PIS/Pasep varia entre R$ 101 e R$ 1.212, proporcionalmente à quantidade de meses que o cidadão trabalhou durante o ano-base. 

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/Shutterstock.com