Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Teve seu FGTS roubado? Então faça isso imediatamente

A primeira atitude a se tomar quando constatar o roubo do FGTS é dirigir-se até uma agência da Caixa para solicitar todas as informações

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é frequentemente alvo de golpistas e tentativas de fraude. Assim, esses golpes vão desde empresas que não fazem os depósitos corretamente até criminosos que sacam o benefício de pessoas desavisadas. 

Além disso, desde 2017 vem acontecendo a liberação de saques extraordinários, o que tem agravado as fraudes.

Dessa forma, os golpes envolvendo o saque extraordinário do FGTS deixa poucos rastros, fazendo com que a vítima muitas vezes nem perceba.

Como identificar o golpe do FGTS

Em síntese, para saber se teve seu saque extraordinário do FGTS resgatado por golpistas, é preciso acessar a conta do FGTS e solicitar os extratos de 2021, 2021 e 2022.

Dessa forma, em todos eles, é necessário que tenham saídas no valor de R$ 1.045,00. E, se o beneficiário não tiver sacado esse valor, o montante pode ter voltado à conta do cidadão em decorrência da inatividade do titular da conta. Contudo, caso haja a saída dos R$ 1.045,00, porém não tenha retornado para a conta do FGTS, provavelmente aconteceu uma fraude no saque do benefício.

Ações imediatas em caso de FGTS roubado

Confira algumas ações recomendadas em caso de FGTS roubado:

  • Dirigir-se mais rápido possível até uma agência da Caixa Econômica Federal para ter acesso a informações sobre o saque dos valores;
  • Após ter todas as informações, é preciso registrar um Boletim de Ocorrência (B.O). Assim, depois de registrar a queixa, levar o documento à agência. Dessa forma, será aberto um processo de contestação de operação bancária, com um prazo de resposta de em média 60 dias corridos;
  • Por fim, se a Caixa Econômica Federal não fizer a devolução do valor ou não apresentar resposta dentro deste prazo, a vítima deve procurar um advogado, preferencialmente, especializado em direito do consumidor.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Diego Thomazini/shutterstock.com