Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como se cadastrar no CadÚnico para começar a receber o Bolsa Família?

Veja como se cadastrar no CadÚnico para receber o Bolsa Família! Esse registro é obrigatório para receber o benefício.

O CadÚnico (Cadastro Único) é um registro que identifica todas as famílias recebedoras de benefícios sociais do Governo Federal e seus integrantes. O Bolsa Família, programa de transferência de renda para famílias em condição de vulnerabilidade, também exige inscrição no CadÚnico.

Mas afinal de contas, você sabe como fazer essa inscrição? Para isso, antes de mais nada, é preciso saber onde fica o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) mais próximo de você. Também é necessário, ao realizar o cadastro, que o responsável familiar seja maior de 16 anos.

No CRAS, você vai passar por uma entrevista onde deverá fornecer uma série de dados acerca de seu núcleo familiar. Com essas informações em mãos, será possível indicar à família os benefícios a que ela tem direito. Para facilitar seu trabalho, no entanto, é possível fazer um pré-cadastro.

Pré-cadastro no CadÚnico

Esse pré-cadastro está a serviço da população desde o ano de 2022. Ele é feito por meio do aplicativo do CadÚnico, que está disponível no Google Play, para celulares com sistema Android, e na App Store para dispositivos iOS.

O pré-cadastro é uma maneira de coletar algumas informações de forma antecipada. De qualquer maneira, em até 120 dias após o pré-cadastro, vai ser necessário comparecer ao CRAS para finalizar o processo e apresentar alguns documentos.

Ao entrar no site do Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS), você consegue a informação acerca de onde está cada CRAS do seu município. Em seguida, é só clicar em “Alterar local” e informar, nos campos indicados, seu estado e cidade.

Cadastro Único atualizado

Saiba que é importante sempre manter suas informações junto ao CadÚnico em dia. Isso quer dizer que, se sua família mudar de endereço ou houver um aumento de renda familiar, é preciso registrar essas modificações para manter seu cadastro atualizado.

Caso nada mude em dois anos, é preciso fazer uma confirmação da manutenção das informações de qualquer maneira. Não se esqueça disso, já que um CadÚnico desatualizado pode resultar na suspensão do seu benefício.

Veja também o nosso vídeo ensinando o passo a passo de como se cadastrar no Bolsa Família:

Imagem: Tharlys Fabricio / shutterstock.com