Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como se proteger de golpes no saque extraordinário do FGTS?

A estratégia usada pelos golpistas é utilizar dados como CPF e data de nascimento para movimentar a quantia do saque extraordinário do FGTS

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Por mais que o calendário de liberação do saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já tenha se encerrado, ainda é possível efetuar o saque até o dia 15 de dezembro.

Dessa forma, fraudadores se interessaram na quantia de R$ 1 mil que foi liberada a 42 milhões de trabalhadores, fazendo o uso de tecnologia e tirando proveito das falhas de segurança, o que tem possibilitado o roubo do dinheiro de consumidores.

Caixa Tem

A estratégia usada pelos golpistas é utilizar dados como CPF e data de nascimento para movimentar a quantia do saque extraordinário do FGTS no Caixa Tem, aplicativo usado pela Caixa Econômica Federal para o depósito dos valores.

Eles conseguem os dados primários da vítima, acessam o aplicativo, alteram o telefone e o e-mail, que são usados para confirmação de acesso e efetuam o saque ou transferem o quantia.

Dessa forma, no momento em que o trabalhador tenta acessar a conta, verifica que uma senha já foi cadastrada em seu nome e que o telefone e o e-mail não são dele.

Falha de segurança

A recomendação dos especialistas é que, ainda que o trabalhador não queira sacar os R$ 1 mil, ele deve acessar o aplicativo Caixa Tem e verificar se já houve um acesso em seu nome. Caso não haja acesso, o ideal é efetuar o cadastro, para evitar que um fraudador o faça em seu lugar.

O que diz a Caixa

A Caixa informou que, se for identificada uma movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível efetuar a solicitação de contestação em uma das agências da instituição, munido do CPF e RG. As contestações são analisadas por equipe especializada e, caso a contestação seja considerada procedente, a quantia é ressarcida.

A Caixa afirma estar em constante aperfeiçoamento de seus critérios de segurança de acesso a aplicativos e movimentações financeiras. Também afirma observar o modo de operar de fraudadores e golpistas.

Embora haja um grande número de fraudes, o banco alega que “emprega mecanismos múltiplos de proteção e monitoramento”, como validação de dados, autenticação por senha, validação de documentos e segundo fator de autenticação.

Orientações para identificar golpe e como agir

  • Consultar o aplicativo do FGTS para saber se você tem direito a o saque extraordinário;
  • Caso o trabalhador não queira o dinheiro, a quantia voltará para sua conta do FGTS ao fim do período de saque. Contudo, ainda que não solicite os recursos, é recomendado que faça o cadastro no Caixa Tem, para evitar que outra pessoa faça no seu lugar;
  • Se não consegue acessar o Caixa Tem, procurar uma agência da Caixa. Caso o código de acesso não seja enviado, é necessário alterar o telefone no cadastro em uma agência.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Antonio Salaverry/shutterstock.com